Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Bolsistas do PIBID/UCPel promovem gincana em escola

11 julho
14:52 2014

Nesta quinta-feira (10), alunos do curso de Matemática e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram uma atividade diferente na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes. A Gincana de Matemática Gincalculando foi desenvolvida pelos estudantes Renan Vaz, Josiane Costa, Caroline Pinto e Andrea Rossbach, sob a coordenação da professora da UCPel Ivonete Macedo.

Renan Vaz (D) é bolsista do Pibid (Foto Wilson Lima)

Renan Vaz (D) é bolsista do Pibid (Foto Wilson Lima)

De acordo com Renan, a proposta da atividade, que ocorre pela primeira vez, foi fazer com que os alunos pudessem ter um maior contato com a Matemática de uma maneira diferente, fora da sala de aula, explorando a criatividade no trabalho em grupo.

Participaram da gincana alunos do primeiro, segundo e terceiro ano, dos turnos da manhã e tarde, divididos em equipes. Os estudantes puderam explorar seu lado criativo, desenvolvendo cartazes com aplicações e a história da Matemática, vídeos, paródias e até grito de guerra sobre temas relacionados com o nome de cada grupo. Os alunos também tiveram a missão de arrecadar alimentos não-perecíveis, que serão doados a instituições beneficentes da região, escolhidas por cada equipe.

As equipes DiscriminantesTalesmática e Hexadecimal apresentaram, no período da manhã, suas ideias a uma banca avaliadora composta pela coordenadora do curso de Matemática da UCPel, professora Marília do Amaral Dias; o também professor do curso, Lino de Jesus Soares; e a professora da Escola Nossa Senhora de Lourdes, Rosane Brum.

Para a aluna Bruna Borges, 15, integrante da equipe Talesmática, a atividade ajuda no desenvolvimento da turma, pois muitos têm dificuldades no aprendizado da Matemática e, às vezes, sentem vergonha de fazer perguntas em sala de aula. Com a gincana, esses alunos puderam amenizar suas limitações, deixando a timidez de lado. “Acho que a turma ficou mais unida e uns ajudaram os outros nas atividades. Isso foi muito bacana”, destacou.

Segundo as vice-diretoras da escola, Denise Arduin, do turno da manhã; e Linsiane Lucchetta, do turno da tarde; a atividade provocou a integração entre alunos e professores, utilizando formas diferentes no processo de ensino.

Professores avaliaram equipes (Foto Wilson Lima)

Professores avaliaram equipes (Foto Wilson Lima)

No fim da tarde, os vencedores da gincana foram premiados com medalhas.

PIBID – O PIBID/UCPel tem como objetivo promover a qualificação para a docência de estudantes de licenciatura, incentivando a inserção destes em escolas públicas de educação básica, desde o início de sua formação acadêmica, por meio de concessão de bolsas e de recursos de custeio. Os acadêmicos do curso de Matemática desenvolvem oficinas para os alunos dessas escolas, sempre de maneira criativa, para que os estudantes possam entender melhor a disciplina e obter um maior aproveitamento.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções