Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Brasil levou apenas 13 gols na temporada

10 setembro
09:55 2014

A defesa do Brasil volta a ter destaque pelo desempenho no Campeonato Brasileiro da Série D. O goleiro Eduardo Martini foi vazado apenas três vezes nos seis jogos da equipe na competição. Mas não é um fato novo. No Gauchão, o time xavante terminou a competição com o melhor aproveitamento defensivo. Virtude constatada também em competições anteriores, especialmente na temporada de 2013.

Melhor defesa: comprometimento de todos com a marcação justifica números impressionantes na temporada

Melhor defesa: comprometimento de todos com a marcação justifica números impressionantes na temporada

Em 27 jogos oficiais neste ano (17 pelo Gauchão, seis pelo Brasileiro e quatro pela Copa Fernandão), a defesa do Brasil tomou apenas 13 gols. Foram apenas oito no Campeonato Gaúcho – menos quatro do que o campeão Internacional. Outros três na Série D e mais dois na Copa Fernandão. Em contrapartida, o ataque marcou 30 vezes. Outro dado: o Xavante é o time gaúcho que menos perdeu em 2014: apenas cinco derrotas.

Na Série D, a honra de melhor defesa é dividida com Londrina, Brasiliense e Porto – todos com três gols sofridos até agora na competição. Martini não foi vazado nas últimas três partidas. O Brasil só tomou dois gols num mesmo jogo em duas oportunidades na temporada. Isso ocorreu nas derrotas de 2 a 1 para o Maringá e Grêmio. No Bento Freitas, a torcida xavante só viu gol do adversário em três jogos – diante do Grêmio e Esportivo pelo Gauchão; e São Paulo pela Copa Fernandão.

Eduardo Martini repete o discurso de Luiz Müller – seu antecessor no gol do Brasil: os méritos não são apenas da defesa, mas de uma equipe que exerce marcação desde o campo adversário. Por tudo isso fica difícil compreender as vaias de domingo no empate por zero a zero com o Maringá.

Mudança no time

A equipe do Brasil deve ter mudança na partida de sábado diante da Cabofriense, em Cabo Frio, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Uma modificação é certa: Eduardo Martini está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A outra hipótese de troca de jogadores é na lateral-direita, porque Wender saiu lesionado do jogo passado.

O goleiro do Brasil no estádio Alair Correa deve ser Anderson, que jogou os dois Clássicos Bra-Pel pela Copa Fernandão. Já na lateral pode haver o retorno de Raulen, que vinha sendo o titular até sofrer uma lesão muscular. Mas o técnico Rogério Zimmermann tem utilizado também Ricardo Schneider na função de lateral, especialmente quando necessita conter a jogada aérea do adversário.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções