Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Brasil registra mais de 370 mortes por Influenza em 2018

Brasil registra mais de 370 mortes por Influenza em 2018
26 junho
15:24 2018

H1N1 também é o vírus mais presente no país; saiba identificá-lo

Segundo dados do Ministério da Saúde, de janeiro a 2 de junho de 2018, foram registrados 2.315 casos de influenza de todos os tipos no país, dos quais resultaram em 374 mortes. Desse total, 1.395 ocorreram pelo contágio do H1N1, com 243 óbitos. O vírus H1N1, ou Influenza A, é o que mais registra casos da doença no país, de acordo com o levantamento do MS.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, no entanto, o paciente que apresenta febre alta, acima de 38º ou 39º e de início repentino precisa de cuidados especiais. Sendo assim, é importante o diagnóstico específico para a identificação do vírus através de exames sorológicos, além de medidas preventivas como a vacinação. A partir da amostra de sangue, o exame identifica ou não a presença do vírus.

De acordo com a EUROIMMUN, empresa alemã especializada no diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas, alergias e genéticas, o diagnóstico precoce permite a terapia imediata apropriada, incluindo a terapia sintomática/suporte, como a administração de virostáticos.

A melhor prevenção contra infecções pelo vírus da Influenza é a imunização ativa, sendo necessária a indicação do médico para pacientes que já apresentam alguns dos sintomas da gripe.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções