Brasileiros invictos na Copa do Mundo de Clubes

Os quatro representantes do futebol brasileiro começaram com o pé direito na Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras tiveram um desempenho sólido na rodada inaugural, enfrentando adversários de peso — incluindo dois clubes europeus — e mantendo a invencibilidade logo na estreia.
Flamengo e Botafogo venceram com autoridade. O Rubro-Negro mostrou solidez e qualidade ao controlar o Espérance, da Tunísia, e vencer por 2 a 0, sem sustos. Já o Botafogo, mesmo atuando na casa do adversário, teve um primeiro tempo de alto nível e garantiu o 2 a 1 contra o Seattle Sounders.
Palmeiras e Fluminense, por sua vez, arrancaram empates valiosos diante de adversários europeus, considerados superiores. O Verdão mostrou consistência defensiva e ainda criou chances para vencer o Porto. Já o Flu teve uma atuação convincente contra o Borussia Dortmund: dominou o primeiro tempo e, mesmo sob pressão na etapa final, segurou o 0 a 0 com méritos.
O desempenho coletivo dos brasileiros chamou a atenção da imprensa internacional. Para o jornalista Víctor Martín, do espanhol Diario AS:
“Os times brasileiros estão provando que o nível dos maiores de suas ligas não fica muito atrás do de muitos times da Champions League.”
Ainda é cedo para fazer previsões mais ousadas sobre a fase de grupos, mas uma coisa é certa: os clubes brasileiros estrearam com personalidade, encarando os favoritos de igual para igual e mostrando que têm qualidade e repertório para brigar por uma vaga nas fases decisivas.