Cadeiras odontológicas passarão por manutenção

Pelo menos em 15 UBSs de Pelotas os equipamentos estão inoperantes
O trabalho de acompanhamento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) feito pelo vereador Antonio Peixoto (PSD) tem identificado diferentes problemas que afetam o atendimento à população, dentre eles, diversas cadeiras odontológicas danificadas. Pelo menos 15 estão paradas, aguardando por consertos, das 49 instaladas nas unidades, em diferentes bairros. O vereador acionou a Secretaria de Saúde. O trabalho de recuperação dos equipamentos começa essa semana.
De acordo com o parlamentar os problemas são os mais variados: desde canos e mangueiras desconectados, defeitos no compressor, partes enferrujadas, assentos e encostos rasgados, entre outros. “Essa é uma das principais demandas que tenho verificado nas fiscalizações e levantamentos que tenho feito junto às UBSs. Os dentistas se queixam das condições deste equipamento fundamental para o atendimento que acaba impedindo os procedimentos odontológicos. Meu trabalho é identificar esses problemas, solicitar o conserto do que é mais emergencial e contribuir com a destinação de recursos via emendas para a aquisição dos novos aparelhos”, detalhou Peixoto.
Conforme a direção de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, essa semana teve início a contratação de uma empresa para a manutenção das cadeiras. O trabalho vai começar pelas UBSs da Colônia Z3, Navegantes e Guabiroba. Outra ação prevista para agilizar os serviços de reparos dos aparelhos odontológicos é a contratação temporária de um profissional técnico em manutenção e a criação do cargo no quadro do Município. O que diminuiria o tempo do processo de contratação de uma empresa e aumentaria o tempo de vida dos equipamentos com manutenção constante.