Diário da Manhã

Notícias

Câmara Municipal de Pelotas inaugura Sala da Procuradoria da Mulher

Câmara Municipal de Pelotas inaugura Sala da Procuradoria da Mulher
12 maio
13:59 2025

A sala será um espaço de acolhimento para mulheres que procuram a Câmara para realizar denúncias

A Câmara de Vereadores de Pelotas deu um significativo passo na luta contra a violência no município ao inaugurar a Sala da Procuradoria da Mulher nesta sexta-feira (09) pela manhã. A sala será um importante espaço de acolhimento para mulheres que procuram a Câmara Municipal para realizar denúncias.

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pelotas foi criada em 2022, inspirada nos modelos da Assembleia Legislativa e Câmara Federal. No entanto, somente neste ano foi regularizada no Regimento Interno da Câmara e ganhou uma sala própria. O tema vinha sendo tratado desde o início do ano legislativo pela atual procuradora, vereadora Fernanda Miranda (PSOL) e pelo presidente da Câmara, Carlos Júnior (PSD) (foto).

“Nós, mulheres, que ocupamos estes espaços de poder, que ainda somos muito poucas, temos o dever trabalhar com as pautas que nos são caras. Portanto, é uma vitória nossa, uma vitória da luta das mulheres! A consolidação deste espaço vai ajudar no enfrentamento das violências contra as mulheres, atuando junto ao Poder Público e pensando na construção de políticas públicas”, declarou Fernanda.

A inauguração contou ainda com as presenças da vice procuradora, vereadora Marisa Schwarzer (PSDB), do presidente da Câmara, Carlos Júnior (PSD), do primeiro secretário Paulo Coitinho (Cidadania), da secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, da secretária de Governo, Miriam Marroni, e representantes de outras entidades como e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, ABMCJ, Gamp, OAB, 8M, além de agentes da Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar.

“É fundamental que cada um de nós se sinta responsável por essa luta também! Inclusive os homens que estão aqui que sejam parceiros nesta luta, que não silenciem e nos ajudem a denunciar os casos de violência contra as mulheres”, afirma Marielda.

Sobre a Procuradoria

A Procuradoria da Mulher presente nos espaços legislativos é um instrumento de combate à violência e à discriminação contra as mulheres e meninas em nossa sociedade, além de receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população. O espaço também visa fomentar a organização, participação e luta das mulheres, para construção de alternativas e ações que minimizem o quadro de desigualdade e violências.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções