Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Campanha de Carnaval busca recuperar estoque do HemoPel

Campanha de Carnaval busca recuperar estoque do HemoPel
15 abril
20:42 2024

Nível crítico, especialmente para O+ e O-, preocupa profissionais de saúde

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está, mais uma vez, com os estoques em nível crítico, especialmente de sangue O+ e O-. Para tentar reverter a situação, foi lançada a campanha Carnaval Fora de Época no HemoPel, que terá atrações especiais nesta quinta-feira (18). Quem for até o local poderá encontrar apresentações carnavalescas que vão alegrar a espera dos doadores. A ideia é motivar a doação, antes de cair na folia, para salvar vidas.

Das 10 às 13h, a Corte do Carnaval fará a festa no HemoPel. Logo depois, das 13 às 14h, será a vez do bloco Amigos do Sereno, que encherá o espaço de boa música.

A equipe explica que, como o espírito festivo está no ar, já que o Carnaval de Pelotas será no fim de semana – dias 19, 20 e 21 –, é importante que os doadores se sensibilizem antes, pois o consumo de álcool inviabiliza a doação.

O HemoPel, como a maioria dos hemocentros do país, comumente, trabalha no limite do estoque necessário, em alguns momentos com até 90% abaixo disso, o que compromete o atendimento e pode provocar o adiamento de cirurgias eletivas e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas que precisam de cirurgias urgentes ou de transfusões de sangue regulares por outras condições de saúde.

Quais as condições pra ser um doador

O candidato a doador deve procurar o HemoPel com documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres, a cada três meses, até três doações anuais.

Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais.

Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como a Covid ou Influenza, é importante fazer um intervalo para confirmar que não contraiu. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Depois de receber doses de vacinas, também é necessário prazo de carência – no caso de vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias e, para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

Onde e quando doar

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (51) 3288-9193, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.

 

Foto: Michel Corvello

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções