Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Campanha de doação de sangue da Brigada

Campanha de doação de sangue da Brigada
27 agosto
08:27 2020

A situação nos hemocentros fica crítica durante o inverno, quando há uma redução acentuada nos estoques e crescimento na demanda. A queda na temperatura, a ocorrência de dias chuvosos e o período de pandemia são alguns dos fatores responsáveis pela queda dos suprimentos nos bancos de sangue. Assim, BM está reforçando a campanha “Doação do Sangue Brigadiano”.

HEMOCENTRO Regional de Pelotas, funciona de segunda à sexta, das 8h as 14h. Neste sábado (29) o Hemocentro abrirá das 8h às 13h. Informações: (53) 3222.3002. E-mail: [email protected]

CAMPANHA Sangue Brigadiano, além dos militares estaduais, procura incentivar outros cidadãos que possam contribuir para recuperar os estoques nos bancos e hospitais do RS. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Até o momento, não existe evidência científica de transmissão dos coronavírus por transfusões sanguíneas. Ainda assim, o Ministério da Saúde emitiu recomendações preventivas relacionadas ao contágio pela Covid-19.

CUIDADOS – Candidatos à doação de sangue que tenham viajado para países onda haja contaminação pelo novo coronavírus ficam impedidos de doar por catorze dias após o retorno. O mesmo vale para quem teve, nos últimos trinta dias, contato com pessoas que apresentam os sintomas ou tiveram diagnóstico de infecção confirmado – o impedimento dura por catorze dias após o último contato. As pessoas que tenham sido infectadas pelo novo coronavírus estão impedidas de fazer doação de sangue pelo período de trinta dias após a completa recuperação, estando assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação.

PRÉ-REQUISITOS: ter de 16 a 69 anos; primeira doação antes dos sessenta anos; pesar cinquenta quilos ou mais; ser saudável; não estar em jejum; apresentar documento de identidade com foto; menores de dezoito anos devem estar acompanhados de responsável legal.

IMPEDIMENTOS para a doação: gravidez ou amamentação;doença de Chagas; hepatite após os onze anos de idade; diabetes; hipertensão; comportamento de risco para Aids;uso de bebida alcoólica há menos de doze horas da doação; ter doado há menos de sessenta dias para homens, e noventa dias para mulheres; ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano; possuir piercing na boca ou na língua.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções