Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Carnaval 2014 será na Avenida Bento Gonçalves

Carnaval 2014 será na Avenida Bento Gonçalves
15 novembro
19:58 2013

Entidades carnavalescas são chamadas para reunião

carna02         A prefeitura convida os líderes das entidades carnavalescas de Pelotas para uma reunião, a se realizar na próxima terça-feira (19), às 18h, no Bistrô da Secretaria de Cultura (Secult) – no Casarão 2 (Praça Coronel Pedro Osório, 2), com entrada pela rua Lobo da Costa. No encontro será apresentado o layout do Carnaval 2014, que ocorrerá no prolongamento da Avenida Bento Gonçalves por decisão das próprias entidades, e discutidas as limitações que o local escolhido traz, bem como possíveis soluções e alternativas para enfrentá-las. Deve participar da reunião apenas um representante de cada entidade, com poder de decisão.

Assessor especial do Gabinete do Prefeito, Paulo Morales recorda que o Carnaval 2014 será uma edição única, transitória, enquanto não é construída uma estrutura adequada e definitiva, para as edições seguintes. Além de ocorrer em uma via pública com canteiro central, com algumas árvores de grande porte, volumosas e diversos arbustos, o local escolhido pela comunidade carnavalesca também tem espaço reduzido, em alguns pontos o terreno é instável e ainda é atravessado por cabos de energia elétrica de baixa e alta tensão, o que deve limitar a altura dos carros alegóricos para sete metros.

Em reunião ocorrida na tarde da última quinta-feira (14) no Casarão 6, o superintendente de Manifestações Populares da Secult Francisco Rangel e a arquiteta Marta da Rosa e Silva (Secult) apresentaram aos representantes das secretarias municipais envolvidas na festa carnavalesca o projeto desenvolvido pela arquiteta, sob coordenação da secretária Beatriz Araujo, a partir de estudos realizados no local. Ao considerar os condicionantes do espaço e priorizando a segurança de foliões e carnavalescos, o projeto prevê lugares para uma plateia de até seis mil pessoas, entre camarotes, arquibancadas e setores com mesas, enquanto na passarela da antiga Estação Férrea era possível acomodar até oito mil pessoas.

Respeitando as áreas verdes da Avenida Bento Gonçalves e demais limitações, o desfile ocorrerá no sentido bairro-Centro, de quem vem da rodoviária de Pelotas em direção a rua Marcílio Dias, pelo lado esquerdo da avenida. A passarela terá 325 metros de extensão.  O lado direito da via será destinado à concentração e vendedores ambulantes.

Uma das questões que será debatida com os representantes das entidades refere-se aos carros alegóricos. Devido à subida íngreme da Avenida Bento Gonçalves, logo após o término da passarela do samba, é preciso encontrar a melhor forma de viabilizar a saída dos carros alegóricos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções