Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Carnaval 2014 vai valorizar a zona do Porto e resgatar características do Carnaval pelotense

09 janeiro
14:38 2014
A nova proposta quer revitalizar a zona do Porto de Pelotas

A nova proposta quer revitalizar a zona do Porto de Pelotas

O Carnaval de Pelotas será diferente este ano. Ao menos bem diferente do modelo que tem se repetido ao longo dos últimos anos. A desistência da maioria das escolas de samba do Grupo Especial em participar da festa popular, anunciada em meados de dezembro de 2013, levou a prefeitura a ter que pensar em um novo formato para a festa popular. O resultado é um formato diferenciado, mais voltado ao samba, propriamente dito, e ao público. A prefeita em exercício Paula Mascarenhas está confiante de que esta edição, histórica – pela primeira vez na zona do Porto -, pode dar o impulso para que o Carnaval de Pelotas se torne um evento mais atraente para a população.

“Queremos fazer um Carnaval mais familiar e participativo, que seja acolhedor e também encantador. Uma festa que valorize o Porto e dê um passo importante no resgate de características de um Carnaval que se perdeu”, ponderou Paula, durante reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira (08/01/2013), no Paço Municipal, com equipe da prefeitura que estará envolvida nos preparativos da festa, a ser realizada de 28 de fevereiro a 4 de março.

Uma das grandes novidades desta edição será a Cidade do Samba. Em uma das praças, será montado um palco para shows – o objetivo é valorizar os músicos do Município -, com praça de alimentação e rodas de samba, em horários diferenciados, podendo ocorrer inclusive ao meio-dia. A prefeitura espera contar também com a participação dos tradicionais Conjuntos Vocais. “Vamos ousar e ver como a comunidade recebe as mudanças”, aponta Paula.

Outra novidade será o visual. A festa terá uma decoração cênica e os quiosques de comidas e bebidas serão padronizados – os vendedores estarão uniformizados. A imprensa também deverá receber mais atenção e terá a disposição um estúdio para a realização de programas ao vivo no local.

Paula quer fazer do carnaval um evento famíliar  Foto: Eduardo Beleske

A vice prefeita disse que, apesar das mudanças, o evento não irá desapontar os amantes da folia
Foto: Eduardo Beleske

Com a confirmação de parceria da UFPel pelo reitor Mauro Del Pino à prefeita em exercício, na última terça-feira (08/01/2013), também deve haver uma ou mais exposições com temas carnavalescos em prédio(s) da instituição de ensino superior localizado(s) na área do Porto.

Apesar de todas as novidades, Paula enfatizou, o desfile das entidades carnavalescas terá destaque. “Continuaremos a dar toda a atenção às entidades que quiserem participar. Aquelas pessoas que gostam de desfilar e de assistir às escolas não ficarão decepcionadas”, garante a prefeita em exercício. Para tanto, a prefeitura irá asfaltar mais de 300 metros de extensão da rua Conde de Porto Alegre, para a Passarela do Samba e áreas de concentração e dispersão.

Ao grupo presente na reunião, Paula salientou que a proposta, contudo, vai muito além de uma edição de Carnaval. “A ideia é revitalizar aquela zona histórica, que é tão bela, em plena cidade estudantil. O Carnaval ocorre em apenas cinco dias do ano, mas o local poderá abrigar eventos ao longo dos outros 360 dias, além de ser pista para patinadores, skatistas e outras atividades”, propôs a gestora.

Participaram da reunião o assessor especial Paulo Morales, o secretário de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) Luiz Carlos Villar, o secretário interino de Cultura Giorgio Ronna, o superintendente de Serviços Urbanos Ubiratan Anselmo, equipe da Secult e representante da Assessoria de Comunicação (Ascom).

Comentários ()

Seções