Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

Casamento Coletivo: casais homoafetivos também poderão participar

Casamento Coletivo: casais homoafetivos também poderão participar
09 abril
17:56 2014

O casamento coletivo neste ano de 2014 terá uma novidade: além de casais heterosexuais, também serão realizadas uniões de casais homoafetivos. A promoção da prefeitura de Pelotas e do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul contará com o apoio da 10ª Defensoria de Justiça de Pelotas.

Participaram do evento representantes do judiciário e da Secretaria de Justiça Social e Segurança Foto: Eduardo Beleske

Participaram do evento representantes do judiciário e da Secretaria de Justiça Social e Segurança
Foto: Eduardo Beleske

Na tarde desta quarta-feira (9/4/2014) estiveram reunidos representantes do judiciário e da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) para tratar de assuntos referentes ao casamento coletivo. As inscrições estarão abertas entre os dias 22 de abril e 31 de julho. O casamento acontecerá no dia 6 de dezembro, às 16h, no Paço Municipal.

Pensando em atingir um maior número de pessoas, os interessados em realizar a união civil devem inscrever-se nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) – Centro, Areal, Fragata, São Gonçalo e Três Vendas -, nos Centros de Convivência do Monte Bonito e Colônia Z3 e na 10ª Defensoria Pública, com o defensor Igor Menini da Silva.

Após a inscrição, os casais interessados deverão comparecer a quatro encontros promovidos pela prefeitura, judiciário e Defensoria Pública. O primeiro deles está agendado para 30 de agosto, no auditório da SJSS.

O defensor público chama a atenção para casos de pessoas com pendências judiciais. “Estes deverão remeter-se à Defensoria para que sejam analisados os casos e resolvidos da melhor maneira possível”, explicou ele.

Desde a década de 1960 os casamentos coletivos acontecem no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, na praça da matriz, em Porto Alegre, com o objetivo de levar cidadania às pessoas. Em Pelotas, são 13 anos de realização dessas uniões coletivas. Neste tempo já aconteceram 18 edições regularizando a situação de 798 casais.

Estiveram presentes à reunião, o juiz representante da Ronda da Cidadania, Marcelo Cabral; o defensor da 10ª Defensoria, Igor Menini da Silva; a secretária da SJSS, Clésis Crochemore; a gerente de Ações Inclusivas, Cecy Corrêa, acompanhada de Ziza Fernandes e Ieda Morch.

Doação de trajes – Uma campanha de doação ou empréstimo de vestidos e ternos está sendo realizada. O objetivo é conseguir montar um acervo de roupas podendo assim contar com vestimenta própria, evitando o gasto com aluguel de vestidos e ternos para os casais.

Os interessados em doar ou emprestar as roupas deverão entrar em contato com a SJSS, na rua Marechal Deodoro, nº 404.

Sobre o autor

Fernanda Flores

Fernanda Flores

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções