Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Casamento coletivo misto: Prefeitura e Defensoria iniciam tratativas

29 novembro
14:16 2013

A vice-prefeita Paula Mascarenhas e a secretária de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore se reuniram na tarde de ontem (27/11/2013), no Paço Municipal, com o defensor Público Igor Menini. O encontro teve como objetivo dar início às tratativas para a realização de um casamento coletivo misto, com casais heterossexuais e homoafetivos. A ideia foi trazida à vice-prefeita, pelo defensor Público, no último dia 22/11/2013, sendo muito bem recebida.

Paula com Igor Menini e Clesis Crochemore

Paula com Igor Menini e Clesis Crochemore

Segundo Menini, além do fator social, em que se pretende passar uma mensagem de aceitação, a ideia também deverá garantir segurança jurídica aos casais homoafetivos, como por exemplo, na hora que necessitarem buscar seus direitos junto à justiça.

Para Paula, esta ação demonstra o respeito à pluralidade e à diferença. “Demos um passo importante nesse sentido, no último Carnaval, quando realizamos, pela primeira vez, no mesmo evento, o concurso das cortes hetero e gay”, exemplificou. Conforme a vice-prefeita, o poder público deve dar o exemplo no respeito às diferenças, e a Defensoria está tendo uma atitude maravilhosa, que pode mudar práticas sociais.

Por sugestão da secretária Clesis, no mês de dezembro deverá ser realizada uma reunião entre ela, o defensor e representante do Projeto Ronda da Cidadania, para sugerir a ideia do casamento misto para o final do próximo ano. Conforme Paula, mesmo que a Ronda da Cidadania não aceite a proposta, a prefeitura, por meio da SJSS, com a Defensoria Pública, levarão a ideia adiante.

Menini foi convidado por Clesis para participar da cerimônia do casamento coletivo no próximo dia 07/12/2013, no hall da prefeitura. O defensor confirmou que estará presente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções