Castração de animais nos bairros começa pela Bom Jesus
Agendamentos serão realizados junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Navegantes e Colônia de Pescadores Z3 serão as próximas regiões atendidas
O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos avança em Pelotas. Após atingir a marca de quatro mil castrações em 2023, a Prefeitura dá início, a partir de segunda-feira (29), ao processo de cadastro de tutores para a realização do serviço nos bairros. Os agendamentos, que serão realizados junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), começarão pela Bom Jesus, conforme cronograma. A atividade será desempenhada pelo Castramóvel e deve fazer até 960 castrações ao longo do ano.
Com investimento próprio do Município, de R$ 191,8 mil, a estrutura percorrerá os bairros de Pelotas e será conduzida pela empresa Clínica Veterinária Bueno Ltda de Sorocaba (SP), vencedora da licitação. As operações devem começar somente após o período de cadastro, a partir do dia 8 de maio, e seguirão o cronograma previamente estipulado pelo Município. As regiões do Navegantes e da Colônia de Pescadores Z3 também serão contempladas na primeira etapa do serviço.
Como forma de ampliar o trabalho empreendido pela parceria do Município com a ONG SOS Animais, resultando em cerca de 350 castrações por mês, a operação na unidade móvel deve potencializar ainda mais a política de diminuição da procriação desordenada e do abandono dos animais. O titular da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, destaca que a iniciativa será fundamental para maximizar o serviço já realizado.
“O controle populacional de cães e gatos é uma das políticas públicas mais relevantes que temos para fins de bem-estar animal. Com o castramóvel, nós vamos complementar os investimentos que já temos nessa temática, possibilitando a mobilidade de ir até onde a população mais demanda para a castração in loco, em pontos próximos às comunidades. Para nós, é muito importante poder ofertar essas castrações, de forma gratuita, e mapear a cidade indo ao encontro da população”, destacou o gestor.
O serviço é totalmente gratuito e direcionado para tutores em situação de vulnerabilidade social, registrados no Cadastro Único. No ato do agendamento, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e cópia da folha resumo, a qual pode ser obtida na Secretaria de Assistência Social (SAS).
Confira as datas e locais do serviço
Agendamentos
Segunda-feira (29) – UBS Bom Jesus, localizada na avenida Itália, 350, com atendimento a partir das 9h
Terça-feira (30) – UBS Navegantes, localizada na rua Dona Darcy Vargas, 212, com atendimento a partir das 9h
Quinta-feira (2) – UBS Colônia Z3, localizada na rua Rafael Brusque, 147, com atendimento a partir das 9h
Castrações
Segunda-feira (8) – a partir das 8h, no castramóvel, em frente à UBS Bom Jesus
Terça-feira (9) – a partir das 8h, no castramóvel, em frente à UBS Navegantes
Quarta-feira (10) – a partir das 8h, no castramóvel, em frente à UBS Colônia Z3