Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Celulose Riograndense recrutará mão de obra para futura fábrica

18 junho
14:58 2014

Representantes da Secretaria de Justiça Social (SJSS), Sine Pelotas, Senai-RS, Sest/Senat Pelotas, Sest/Senat Rio Grande, do município de Pinheiro Machado, Departamento do Trabalho da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS (Detrab) e da CMPC Celulose Riograndense de Guaíba estiveram reunidos na tarde de segunda-feira (16/06/14), no auditório SJSS, para tratar de uma pactuação extraordinária de cursos profissionalizantes do Pronatec para atender a mão de obra de uma futura unidade da fábrica.

Novos profissionais capacitados irão aturar na Pronatec, em unidade que dará início as atividades em 2015 Foto: Eduardo Beleske

Novos profissionais capacitados irão aturar na Pronatec, em unidade que dará início as atividades em 2015
Foto: Eduardo Beleske

A empresa deve colocar em atividade uma nova unidade em 2015. Anexa à fábrica de Guaíba, responsável por 450 mil toneladas de celulose ao ano, obtidas a partir de eucaliptos de 39 municípios, a área ampliada será capaz de produzir 1,3 mil toneladas de celulose a mais e precisará para atender a nova produção, que tem como rota Pelotas, Rio Grande e Pinheiro Machado, recrutar trabalhadores qualificados para disputar o conjunto de empregos que irá surgir para abastecer o mercado.
Ficou acordado, entre os setores e os municípios envolvidos, para garantir uma maior empregabilidade na região, a criação de grupos de trabalho para discutir quais são os cursos que atendem às ocupações da empresa e o perfil de cada município. Além disso, está previsto um levantamento da mão de obra já qualificada e formada pelo programa na região.

Daiane Dias, superintendente de Assistência Social Foto: Eduardo Beleske

Daiane Dias, superintendente de Assistência Social
Foto: Eduardo Beleske

Os cursos não vão apenas acontecer nesse momento, eles vão persistir, enfatizou o coordenador da área de Relacionamento externo da Campanhia, Claúdio Moura, que esteve acompanhado de Daniel Andriotti, do Setor de Comunicação e Relacionamento Externo da Empresa. “Vem muita tecnologia, produto agregado para dar continuidade à qualificação. Os cursos não são somente para este momento, é um trabalho que veio pra ficar”.

Conforme a superintendente de Assistência Social, Daiane Dias, a SJSS sempre busca divulgar as oportunidades de emprego do programa, beneficiar os que realmente estão em situação de vulnerabilidade social e trabalhar a autoestima dos beneficiados. “A Secretaria quer a inserção produtiva e que os pelotenses tenham uma fonte de renda para não depender de programas sociais”, disse.

Trata-se de um encontro para aproximar todos os entes envolvidos, dar início a uma metodologia para acertar cursos e possibilidades de empregos, como explica Eliane de Moura Martins – diretora do Departamento do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – STDS/RS. “Esta aproximação dos setores, que estão em diferentes frentes de articulação com as políticas públicas, visa buscar uma afinação entre os cursos e empregos, seja na área rural, urbano ou industrial”, destacou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções