Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Centro de Estudos de Linguagens da UCPel realiza primeira atividade

07 maio
17:49 2014

Recentemente formado, o Centro de Estudos de Linguagens: Fronteiras, Identidades e Culturas da Universidade Católica de Pelotas (CELFIC/UCPel) começa sua caminhada na construção de projeto que propõe estudar questões de identidade e cultura. A palestra com a professora Lúcia Grigoletti, intitulada A formação da identidade no psiquismo contemporâneo, é a primeira atividade oficial do grupo interinstitucional, que tem sede no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UCPel.

A professora Lúcia – que ministra aulas no curso de Psicologia da UCPel e é doutora em Linguística Aplicada –  conta que sua explanação pretende abordar o aspecto psicológico como forma de identidade, nos seus diferentes ângulos de pensar. A formação da identidade será trabalhada através do prisma subjetivo (dentro do contexto de relações, principalmente familiares) e também através do prisma coletivo (como os grupos de que o indivíduo participa podem influenciar na construção da identidade). “Essa separação é didática e serve para explicar os dois contextos. Entretanto, na realidade, essa separação é impossível, pois ambos se influenciam”, explica.

A palestra é voltada para os integrantes do grupo, para pós-graduandos do PPGL e para interessados nas questões de identidade e cultura que transitam entre fronteiras. O encontro ocorre nesta sexta-feira (09), às 19h, na sala 304 K do Prédio Santa Margarida (Rua Padre Anchieta, 1.274). Integram o CELFIC, além da UCPel, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e o Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções