Diário da Manhã

quarta, 17 de julho de 2024

Notícias

Centro de Pesquisas do HE-UFPel é contemplado com apoio financeiro para qualificação da infraestrutura

Centro de Pesquisas do HE-UFPel é contemplado com apoio financeiro para qualificação da infraestrutura
08 novembro
15:22 2023

Iniciativa deve aproximar ciência da assistência à população e qualificar a infraestrutura do hospital

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi um dos hospitais contemplados com apoio financeiro para implantação ou consolidação de centros de pesquisa clínica (CPC) nos hospitais vinculados à Rede Ebserh.

A proposta de consolidação e crescimento da infraestrutura do centro de pesquisa do HE-UFPel foi submetida pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e selecionada no Edital CGPITS/DEPAS 02/2022 da rede EBSERH. O investimento total é de R$ 10 milhões de reais para todos os hospitais contemplados, sendo R$ 161 mil reais destinados para o HE-UFPel.

Por meio do apoio financeiro recebido, será instituída no centro de pesquisa uma sala fria com controle de acesso por biometria e sistema de alarme in loco e remoto, capaz de alertar a equipe responsável pela área a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias na semana em caso de a temperatura atingir grau fora dos padrões estipulados. Além disso, tendo a oncologia como uma das principais vocações do Centro de Pesquisa, uma vez que o HE-UFPEL é referência regional em alta complexidade em oncologia, a proposta prevê também implementação de uma sala de infusão e a modernização da área de manipulação de antineoplásicos garantindo maior segurança a equipe e aos participantes de pesquisa.

De acordo com o Gerente de Ensino e Pesquisa (GEP), Tiago Veiras Collares, o apoio da rede EBSERH aos seus Centros de Pesquisa Hospitalares tem colocado os hospitais em uma nova página de sua história. “Aproximar ciência da assistência, qualificam novas possibilidades de ensino e aprendizado no ecossistema de saúde aplicados ao SUS. O HE tem participado de todos os editais de fomento a infraestrutura de pesquisa promovido pela SEDE para que possamos aprimorar os espaços, credenciando nosso Centro de Pesquisas para estudos nacionais e internacionais”, enfatiza o professor e pesquisador Tiago Collares.

“O recurso recentemente aprovado também vai proporcionar um espaço de guarda fria de amostras biológicas (fluídos, células, tecidos, DNA e RNA), imunoterápicos, quimioterápicos, bem como de vacinas de última geração baseadas em biotecnologia, vinculados a estudos pré-clínicos, translacionais e clínicos. Isso coloca o CPC do HE em destaque quanto a biossegurança e controle de amostras, permitindo se credenciar a estudos em REDE com exigências internacionais. Nossa equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa está muito motivada com as recentes conquistas para nosso hospital universitário”, afirma.

A Chefe da Unidade de Pesquisa do HE-UFPel e membro do comitê gestor do Centro de Pesquisa, Rosiane Mastelari Martins, destaca a importância da qualificação da infraestrutura. “Estamos muito felizes com mais essa conquista, que beneficiará não somente as atividades de pesquisa, mas também o ensino e a assistência. As adequações de infraestrutura e as novas aquisições que ocorrerão por meio do aporte financeiro recebido favorecerão ainda mais o desenvolvimento de projetos que levem a geração de conhecimento e de novas tecnologias de saúde no contexto do SUS”, enfatiza Rosiane.

Sobre o centro de pesquisa clínica

Um centro de pesquisa deve contar com infraestrutura adequada, equipe treinada e qualificada, com gerenciamento de processos bem definidos, seguindo as diretrizes nacionais e internacionais.

O espaço destinado ao centro de pesquisa clínica do HE-UFPel tem apenas 3 anos de existência, mas já apresenta uma estrutura relevante para os estudos desenvolvidos no local. Atualmente, o centro conta com 9 estudos clínicos em andamento.

De acordo com a Chefe da Unidade de Pesquisa, o apoio financeiro já foi recebido e está em trâmite de contratação dos serviços. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda neste mês de novembro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções