Cerimônia comemora os 123 anos do Instituto São Benedito
Entidade centenária oferece serviço público de ensino e tem parceria com o Município
Aconteceu na noite de quarta-feira (19), a cerimônia de comemoração dos 123 anos do Instituto São Benedito. Durante a sessão solene de homenagens, o presidente do Instituto, Victor Hugo Siqueira, salientou a trajetória da entidade, destacando a relevância de todo o trabalho e mobilização da idealizadora do Casa. “Hoje reiteramos a nossa eterna gratidão a fundadora desta Casa, Luciana de Araújo, uma mulher negra, filha de escravos, que rompeu todos os obstáculos da sua época para acolher aqueles que mais necessitam e que com as bênçãos de São Benedito conseguiu construir todo esse patrimônio. Cabe à direção, professores, funcionários, parceiros, manter essa história viva”, disse Siqueira.
O vice-prefeito Idemar Barz participou representando o Poder Executivo. Após acompanhar a sessão solene, o vice-prefeito destacou a importância da instituição e da data. “É uma casa centenária que lida com uma causa tão nobre, tão importante para as crianças e adolescentes porque atua com o ensino e conta com grandes profissionais e parceiros”, ressaltou Barz.
Dentre os homenageados pelo Instituto esteve o governo municipal por meio de menção honrosa entregue ao vice-prefeito e, também, à secretária de Educação, Adriane Esperança, pela parceria firmada que assegura recursos à entidade. O secretário de Cultura Paulo Pedrozo também acompanhou a cerimônia.
O Instituto
Fundado em 13 de maio de 1901, por Luciana Lealdina de Araújo, o Instituto São Benedito iniciou a sua obra acolhendo meninas órfãs negras, sem excluir as brancas. Atualmente, a Instituição atende cerca de cem crianças e adolescentes, meninas em situação de risco e vulnerabilidade social oferecendo serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde recebem três refeições diárias, ensino fundamental de 1ª a 5ª ano, com apoio da secretaria Municipal de Educação (SMED).
Foto: Michel Corvello