Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Chamada Pública da Sustentabilidade é tema de reunião em Pelotas

23 maio
17:48 2014

A colônia Maciel, no 8° Distrito de Pelotas, foi sede na última quinta-feira (22/05) do Encontro de Avaliação da Chamada Pública da Sustentabilidade. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas (STR), Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel) e reuniu os produtores para avaliar as atividades realizadas no município em 2013/2014 e discutir o planejamento para os próximos anos da Chamada Pública.

Evento reuniu produtores para avaliar as atividades realizadas no município e planejar os próximos anos da Chamada Pública

Evento reuniu produtores para avaliar as atividades realizadas no município e planejar os próximos anos da Chamada Pública

Esta foi a primeira avaliação da Chamada Pública e, segundo o extensionista Roberto Simch, serviu para traçar um rumo para o segundo e o terceiro ano das atividades. Conforme Simch, após levantamento, constatou-se a grande maioria dos beneficiários prefere a atividade individual, ou seja, eles preferem o contato diário com o técnico da Emater/RS-Ascar, discutindo os seus problemas.

Além do debate com os produtores, foi montado no local uma demonstração de três tipos de modelos de irrigação automatizadas: por aspersão, microaspersão e a localizada. A apresentação motivou os produtores para a implantação das tecnologias e expôs os benefícios do programa Mais Água, Mais Renda, que incentiva e facilita a expansão da irrigação visando ao aumento da produtividade e da renda dos agricultores familiares.

Na parte da tarde foi realizada, conjuntamente, a XII Reunião da Produção Integrada de Pêssegos, em que foi feita uma avaliação dos resultados da safra e apresentadas as perspectivas para a nova safra e uma nova forma de controle da mosca-da-fruta. A expectativa é que a região tenha novamente uma ótima produção. “A safra 2013/2014 foi excelente, se comparara aos últimos cinco anos. As 13 indústrias que fazem parte da região de Pelotas e Morro Redondo produziram 55 milhões de latas. Tivemos um fruto bom, bonito, graúdo e saboroso. Na safra deste ano não deve ser diferente, ainda é cedo para concluirmos como vai ser a colheita, mas já conseguimos perceber, no pé de pessegueiro, que a madeira está boa, os galhos estão fortes e a tendência é produzir bastante”, declarou o presidente do Sindocopel, Paulo Crochemore.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções