Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

“Chega de desculpas” : Com 20% de aproveitamento, Pelotas desperta para gravidade da crise

18 fevereiro
08:42 2014
César Santiago (esquerda) retorna ao time no jogo decisivo diante do Passo Fundo nesta quarta-feira Foto: Alisson Assumpção/DM

César Santiago (esquerda) retorna ao time no jogo decisivo diante do Passo Fundo nesta quarta-feira
Foto: Alisson Assumpção/DM

A gota d’água. Chega de desculpas. Agora é vencer ou vencer. É desta forma, dando uma espécie de ultimato, que o Pelotas vai para a partida desta quarta-feira diante do Passo Fundo, no Vermelhão da Serra, pela nona rodada do Gauchão. Um novo fracasso remete o clube para um terreno de incertezas, possivelmente determinando mudança na comissão técnica, com a saída do treinador Paulo Porto.

Após a partida de domingo – derrota de 1 a 0 para o Aimoré, em São Leopoldo -, o presidente Ítalo Gomes considerou o resultado como a gota d’água no balde da tolerância. Já nesta segunda-feira, o diretor de futebol, Manoel Nunes (Neca), foi direto: “Chega de desculpa. Todas as desculpas que demos até agora se esgotaram. Agora é vencer ou vencer, não tem outro jeito”, afirmou.

Apesar do aproveitamento de apenas 20%, o técnico Paulo Porto se mantém no cargo – muito em função do que conquistou no segundo semestre do ano passado. “Ele é o nosso treinador e já demonstrou antes que tem condições de tirar muito mais desse grupo, que tem qualidade. Estamos atravessando um mau momento, mas temos condições ainda de nos recuperar no campeonato. Mas tem que ser a partir de quarta”, ressaltou Neca.

O dirigente calcula que, com três ou quatro vitórias, o Pelotas só não escapa do rebaixamento, como pode alcançar classificação para as quartas de final. Atualmente, a distância é de quatro pontos para o G-4 do Grupo 2. Faltam ainda sete rodadas. São quatro jogos em casa e três fora.

Desfalques

Rafael Santiago e Felipe Guedes são os desfalques da vez na equipe do Pelotas. Os dois estão suspensos e não podem enfrentar o Passo Fundo, nesta quarta-feira, no Vermelhão da Serra. Em compensação, o técnico Paulo Porto terá o retorno de Jefferson Luis, que cumpriu suspensão domingo, e César Santiago, que não enfrentou o Aimoré por causa de uma lesão no joelho.

A vaga de Guedes será ocupa justamente por Santiago. Já a de Rafael Santiago deve ficar com Jefferson Luís. Lucas e Mithyuê seguem fora por lesão. Bruno Salvador pode entrar na vaga de Lucas Bahia. O Pelotas deve jogar com Roger Kath; Igor, Fred, Bruno Salvador e Digão; Tiago Gaúcho e César Santiago; Jefferson Luís, Wagner Libano e Gadelha; Gilmar.

Passo Fundo pode perder pontos

Paulo Josué irregular?

Paulo Josué irregular? Foto: Jornal O Nacional/Passo Fundo

Uma esperança para os desesperados no Gauchão. O Passo Fundo pode perder até oito pontos por escalação irregular do meio-campista Paulo Josué. O Esportivo já estaria entrando com representação no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O Pelotas acompanha o caso com muita atenção, já que é interessado direto na causa.

Paulo Josué foi contratado por empréstimo ao Juventude. Seu contrato foi registrado no dia 3 de fevereiro. O regulamento do Gauchão, no seu artigo 58, diz que “os atletas poderão se transferir, com condição de jogo, para outro clube disputante da competição até a 4ª (quarta) rodada do certame, inclusive, mesmo que tenha disputado partidas do Gauchão de 2014”.

A quarta rodada foi realizada no dia 29 de janeiro e o jogador só foi inscrito pelo Passo Fundo cinco dias depois. Paulo Josué disputou duas partidas pelo novo clube – contra Aimoré e Veranópolis (dois empates). Se punido, o Passo Fundo irá perder os pontos somados nesses jogos (dois) e mais três por partida em que o atleta participou. Ou seja, serão oito pontos. A equipe tem nove na competição.

Bate Pronto – por Caldenei Gomes

Ajudando o rival

O Pelotas pode ter providencial ajuda do Brasil nesta luta contra o rebaixamento, que a cada rodada ganha mais contorno de drama. Os dois próximos adversários do time de Rogério Zimmermann são concorrentes diretos do Lobão na parte de baixo da tabela. No domingo, o Xavante já deu sua ajuda ao rival ao derrotar o São Luiz por 2 a 0. Só que o Pelotas não soube aproveitar.

Nesta quinta-feira, o Brasil enfrenta o Esportivo na Baixada. O time de Bento Gonçalves é forte candidato ao rebaixamento. O Esportivo perdeu três de seus últimos quatro jogos e nas duas últimas rodadas tomou seis gols. Depois, no domingo, o time rubro-negro encara o Aimoré, em São Leopoldo. O Índio Capilé fez sua parte ao vencer o confronto direto com o Pelotas, escapando da lanterna e da zona de degola.

Mas não basta ajuda externa. O Pelotas tem sido beneficiado pelos resultados paralelos – tanto que, apesar do aproveitamento de 20%, não se distanciou da zona de classificação da chave. É preciso fazer sua parte na busca da salvação.

Substituto

Se Paulo Porto está neste clima de “balança, mas não cai” é natural que surjam especulações de treinadores para substituí-lo. Luiz Carlos Barbieri tem prestígio na Boca do Lobo pelo trabalho realizado no ano passado. E o mais importante: estaria no momento sem clube. É um profissional de postura forte, que poderia chegar e dar uma sacudida no grupo de jogadores.

Roger Machado, que deixou o Grêmio para iniciar carreira solo, teria sido oferecido. Quem o conhece afirma que é muito bem preparado. Mas me parece que é o cara ideal para começar um projeto, com tempo para impor sua metodologia de trabalho. E não para apagar um “incêndio”.

Há quem deva lembrar saudosista de Beto Almeida, que está sem clube. Mas aí seria voltar a ler uma revista já lida várias vezes. Mas no futebol tudo é possível. Quando menos se espera alguma coisa é justamente isso que acaba ocorrendo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções