Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Cia. de Dança Afro Daniel Amaro divulga os jurados que vão avaliar a folia em municípios da Zona Sul e Uruguai

26 fevereiro
16:20 2014
Lori Nelson e o coreógrafo Daniel Amaro

Lori Nelson e o coreógrafo Daniel Amaro

Enquanto o Carnaval pelotense ainda transita em diferentes endereços, e não dispõe de uma definição em relação ao projeto de festa popular, talentos prosseguem oferecendo exemplos de criatividade e dedicação. O coreógrafo pelotense Daniel Amaro, que está à frente da Cia. de Dança Afro, divulga os jurados pelotenses que estarão avaliando folias na região e também Uruguai. Ele acrescenta: “Estaremos exportando profissionais nas mais diversas áreas do Carnaval. Em locais como Jaguarão, São Lourenço do Sul e Artigas no Uruguai, estarão jurados pelotenses”. De acordo com Amaro, são 25 profissionais capacitados para o trabalho como jurados. Além disso, a Cia. também tem colaborado com a formatação do “Manual dos Jurados”. A prestação de serviço, salienta o coreógrafo, acontece há dez anos. “Nosso trabalho também visa profissionalizar e capacitar as escolas, agremiações e ligas carnavalescas. Com isso, contribuímos para um bom espetáculo aos foliões e plateias do Carnaval gaúcho”, diz.

JURADOS – Para a folia em Jaguarão, lista dos prováveis julgadores nos dia 2 e 4 de março:  mestre-sala e porta-bandeira com Fernanda Chagas; comissão de frente com Thomas Porto Marinho; evolução com Maureen Mantovani; fantasias com William Barreto; alegorias e adereços com Ana Julia Fortuna; carro abre-alas com Ana Júlia (dia 2), e Vagner Vargas (dia 4); harmonia com Sulimar Rass; bateria com José Everton Rozzini; samba-enredo João Mantovani; enredo com Lori Nelson Dias. Como julgadores de premiações: porta-estandarte com Fernanda Chagas; madrinha de bateria com Thomas Porto Marinho; puxador de samba com Sulimar Rass; coordenadora de equipe Fabiana Ferreira. Para São Lourenço do Sul, com programação no domingo, equipe contará com: comissão de frente a cargo de Jaque Vigoritto; mestre-sala e porta-bandeira com Joceli Soares; evolução com Vagner Vargas; fantasia e destaques com Maria da Graça Gularte; alegoria e adereços com Sara Lizzardi; samba-enredo com Mateus Couto; bateria com Jucá de Leon; tema enredo com Douglas Passos; coordenadora de equipe com Thuane Silveira. Em Artigas, dias 1º, 2 e 3, evolução e conjunto a cargo de Flávio Dornelles, bateria e harmonia com Gilberto Oliveira, fantasias e alegorias e adereços com Neco Tavares. Samba-enredo e tema enredo com Danilo Ferreira. A comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, serão incumbências de Daniel Amaro.

Sulimar Rass

Sulimar Rass

DANÇA – Além dos jurados, a Cia. de Dança Afro também periodicamente oferece aulas de samba no pé – técnicas direcionadas a passistas e cortes do Carnaval -, coreografias para comissões de frente, workshops de mestre-sala e porta-bandeira e estandarte. Daniel menciona: “A dança popular, o ‘samba’, é uma linguagem artística definida como via de expressão que se vale do ritmo e da composição coreográfica. Isto ocorre numa relação entre tempo e espaço, para ‘dizer’ ou sugerir idéias e reflexões. A dança estabelece uma relação rica com o corpo, este é o lugar em que habitam a fala, as sensações, o desejo, a mente. Sambar ajuda as pessoas conhecerem melhor o seu corpo, esse território tão valioso. A liberdade de uma pessoa tem muito a ver com a ‘posse’ de seu corpo. O indivíduo age no mundo através de seu corpo, mais especificamente através do movimento. É o movimento corporal que possibilita as pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem percebidos”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções