Cia de Dança Afro Daniel Amaro tem agenda cheia no mês da Consciência Negra
Companhia participa de evento em Santa Vitória, realiza performance e mostra gastronômica com referência a orixás e é presença confirmada em festival de dança em Alegrete
A exemplo de anos anteriores o mês de novembro, em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20), é agitado na Companhia de Dança Afro Daniel Amaro. A partir da segunda quinzena, o grupo estará em pelo menos três eventos – em um deles, dia 22 (quarta-feira), no papel de promotora e realizadora da 2ª Performance & Culinária dos Orixás, iniciativa que reúne gastronomia, dança e música ao vivo nas dependências do Mercado Central.
A primeira parada é em Santa Vitória do Palmar. No dia 20 (segunda-feira) a Companhia participa como convidada pela Secretaria de Educação e pelo Fecomércio SESC, de um curso de formação para professores da rede municipal de ensino no clube Liame Operário (em frente à rodoviária, centro da cidade). Objetivo do encontro, conforme a Companhia, é proporcionar uma vivência sobre a história da cultura africana e afro-brasileira por meio dos processos de identificação do racismo no cotidiano escolar. Além de duas apresentações do espetáculo Conto, cordas e canto, em que Daniel Amaro, coreografa as canções do compositor e músico Maikão Mel em uma montagem que além de dança e música une literatura e artes plásticas, o diretor da Cia. fará duas falas sobre a dança como linguagem para compreensão dos elementos formadores da cultura africana e afro-brasileira. No elenco, os intérpretes e bailarinos Anielle Lemos, Bianca Bessa, Daniela Vieira, Priscila Couto, Morgana da Silva e Yaritza Carvalho, além dos músicos Maikão Mel, Roberto Sousa, Cleber Vieira e Wesley Vieira.
Performance & Culinária
Dia 22 (quarta-feira), pelo segundo ano seguido, a Companhia de Dança Afro Daniel Amaro realiza a 2ª Performance & Culinária dos Orixás, que reúne gastronomia, dança e música no Mercado Central de Pelotas. Os bilhetes, a R$ 90,00, estão disponíveis via telefone/whatsapp (53) 98136.0627 e na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/2-performance–culinaria-dos-orixas__2234910)
Na programação, janta com cardápio alusivo a cada um dos sete orixás, apresentação de dança com bailarinos da Cia. e música ao vivo com Dani e Dena (vozes, violão e ganzá), Beto Alfaiate (surdo) e Emanuel Brizolara (pandeiro).
O menu é assinado pelo chef André Eduardo da Fonseca, professor da escola Senac Pelotas e coordenador da equipe de alunos e colegas do curso de Gastronomia na confecção dos pratos. A 2ª Performance & Culinária dos Orixás conta com apoio institucional do Sebrae e apoio da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Parceiros: Senac, Fecomércio, Sesc/Pelotas, Programa Em Pauta e ZN Eventos. Intérpretes e bailarinos: Mayson Gonçalves, Ludmila Coutinho, Vivian Lemos, Erick Dias e Debora Mendes; ogans: Cleber Vieira, Wesley Vieira e Alisson Soares; coreografia e direção artística: Daniel Amaro.
Na madrugada do dia 23 a Cia. pega a estrada rumo a Alegrete para apresentação de A dança dos orixás, espetáculo convidado do 25º Festival de Dança Alegre Alegrete, retomado após intervalo de oito anos, com direito a cortejo de abertura pelas principais ruas da cidade. A apresentação do espetáculo está prevista para as 20h30 no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek. O evento é uma realização do sistema Fecomércio, via Sesc/RS, e prefeitura de Alegrete.
FOTO: ALAN MIGUEL GONÇALVES