Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

CICLOFAIXA DA RUA FÉLIX DA CUNHA COMEÇA A SER IMPLANTADA

CICLOFAIXA DA RUA FÉLIX DA CUNHA COMEÇA A SER IMPLANTADA
07 novembro
16:39 2015

Na tarde deste sábado (07), a Prefeitura de Pelotas deu início às obras da ciclofaixa na rua Félix da Cunha. O novo espaço destinado aos ciclistas inicia na rua Gomes Carneiro (onde já existe uma ciclofaixa) e se estende até Praça José Bonifácio, dobrando na rua XV de Novembro em direção à Av. Bento Gonçalves. Serão 1.600 metros de extensão.

Espaço para estacionar dará lugar à circulação de ciclistas

Espaço para estacionar dará lugar à circulação de ciclistas

O estacionamento de veículos no lado esquerdo da rua Félix da Cunha, no trecho abrangido pela pista de ciclistas, ficará proibido. Até mesmo as vagas do estacionamento rotativo serão eliminadas.

Mais de 27 km de ciclovias e ciclofaixas interligam, atualmente, a cidade de Pelotas – 100 metros a mais que a capital, Porto Alegre, que tem a população quatro vezes maior – e facilitam a vida de quem pedala por esporte ou usa a bicicleta como principal meio de locomoção. Para a gestão municipal, a meta é estimular e proporcionar condições adequadas para o uso da bicicleta como meio de transporte, é também uma forma de incentivar a apropriação dos espaços públicos do Município pela população, preservar o meio ambiente e diminuir a sobrecarga do trânsito.

Além da malha cicloviária existente, outros 28,37 km devem estar concluídos até o final de 2016. No total, somados aos 27,5 km atuais, serão 55,87 km conectando a cidade.

Até o final de 2016, mais 14 vias devem receber pista exclusiva para o trânsito de bicicletas. A maior delas será na avenida Leopoldo Brod, com 3,8 km, ligando a ciclovia da avenida Fernando Osório ao trecho que receberá a continuação da ciclofaixa da avenida Ildefonso Simões Lopes.

Com a zona urbana predominantemente plana, Pelotas apresenta potencial para a locomoção por bicicletas. Além dos benefícios ao meio ambiente e à saúde de quem pratica o esporte, as vantagens vão além: o meio de transporte é alternativa ao tráfego intenso de automóveis, tornando-se, muitas vezes, mais rápido e eficiente.

Info CiclofaixaDIFERENÇA ENTRE CICLOVIA E CICLOFAIXA

Ciclovias são pistas de uso exclusivo para a circulação de bicicletas, separadas fisicamente do restante da via. Pode estar situada na calçada, no canteiro central ou na própria pista por onde circula o tráfego geral.

Ciclofaixas são faixas de uso exclusivo de bicicletas sem separação física em relação ao restante da via. Normalmente situa-se nos bordos da pista por onde circula o tráfego geral, mas pode também situar-se na calçada e no canteiro central.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções