Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

CIGANO DA BOLA : Primeira chance em time brasileiro

05 fevereiro
10:35 2015

No grupo do Pelotas para a Divisão de Acesso, Ademar é um dos vários jogadores “garimpados” pela comissão técnica pelo país afora. Aos 30 anos, o meia espera ser finalmente “descoberto” no futebol brasileiro, pois sua carreira foi praticamente construída no exterior.

O paranaense de Arapongas, Ademar Xavier Junior é mais daqueles jogadores que saiu muito cedo do país. Seu primeiro contrato profissional foi no Vitória de Setúbal – time da primeira divisão de Portugal. Depois passou jogou na Bulgária, Romênia, Guatemala e Moldávia. “Foi muito bom, o futebol europeu é bem evoluído em termos físicos, em termos táticos. Acredito que isso pode me ajudar agora nesta empreitada aqui no Pelotas”, afirma.

Foram praticamente 11 anos fora do país, desde que foi descoberto por Roberto Assunção – empresário e sogro do atacante Giovanni, que foi revelado pelo Cruzeiro. A primeira escala de Ademar foi no Benfica, mas não ficou porque na época havia limite de estrangeiros por clubes no futebol português. Por consequência, o meia foi encaminhado ao Vitória. Foram dois anos e meio jogando na equipe de Setúbal.

Ademar tem primeira chance no futebol brasileiro, aos 30 anos, depois de ter jogado em cinco países diferentes Foto: Vinícius Conrad/Assessoria de Imprensa ECP

Ademar tem primeira chance no futebol brasileiro, aos 30 anos, depois de ter jogado em cinco países diferentes
Foto: Vinícius Conrad/Assessoria de Imprensa ECP

Novas experiências

A trajetória no futebol europeu se estendeu pela Bulgária, retornou a Portugal para jogar seis meses no Rio Ave, Romênia; uma temporada na América Central, na Guatemala; e Moldávia, onde Ademar ficou durante os últimos quatro anos. Sua história em clubes brasileiros, como profissional, se resume a uma passagem rápida pelo Arapongas. “Foi uma passagem muito rápida, tive a oportunidade de jogar dois jogos, depois machuquei e aí retornei para a Europa”, conta.

Além de ter adquirido cultura tática no futebol europeu, Ademar destaca a “experiência de vida” que recebeu ao morar em cinco países diferentes. “Aprendi muita coisa, com culturas diferentes, línguas diferentes”, afirma, revelando que fala espanhol, romeno e inglês. “Em russo, não falo fluente, mas me viro, não passo fome; e o búlgaro já esqueci bastante, porque faz muito tempo que não pratico.”

Na Europa, Ademar teve a oportunidade de participar da Copa da Uefa pelo Vitória de Setúbal e jogando pelas equipes de Moldávia. Jogou também etapas eliminatórias da Champions League. “Mas é muito difícil uma equipe pequena, de um país menor, chegar à fase de grupos da Liga”, acrescenta.

Retorno ao Brasil

De férias no Brasil, Ademar foi indicado ao técnico Agenor Piccinin, que resolveu apostar na contratação do meio-campista. O jogador está no Pelotas por empréstimo pelo FC Tiraspol, da Moldávia. “Vi com bons olhos esse projeto, o clube quer subir para a primeira divisão e vim com esse objetivo. Quero abrir portas aqui, ajudar o Pelotas, desenvolver meu trabalho e, no futuro, quem sabe disputar a primeira divisão pelo Pelotas ou outro clube do Rio Grande do Sul”, afirma.

Para o torcedor que vai conhecê-lo em breve com a camisa do Pelotas, Ademar antecipa que é o meia “do último passe, mas muito aguerrido. Sou um jogador que não gosta de perder, esse é o princípio… Então o que podem esperar de mim é muita luta e espero mostrar também qualidade no último passe, na assistência, espero ajudar. Sou um jogador muito de grupo”, completa. Embora prefira jogar centralizado, Ademar revela que, na Europa, jogou em alguns momentos pela extrema direita (meia aberto pelo lado do campo).

Em fase de adaptação à cidade, o meia está mais tranquilo com a chegada da família. A esposa Larissa e a filha Pyetra, de dois anos, estão em Pelotas desde segunda-feira. Agora é só esperar pelo início da competição e conferir se Ademar dará mesmo o toque de qualidade no “último passe” para o Lobão encontrar o caminho de volta à primeira divisão.

Carreira

Vitória de Setúbal – Portugal

Dois anos e meio

                

Wirem – Romênia

Seis meses

 

Rio Ave – Portugal

Seis meses

 

Gloria Buzau  – Bulgária

1 ano

 

Deportivo Xinabajul – Guatemala

1 ano

 

 

FC Milsani Orhei – Moldávia

Duas temporadas

 

FC Zimbru Chisinau – Moldávia

Uma temporada

 

FC Tiraspol – Moldávia

Uma temporada e meia

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções