Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Cinco livros para ter na estante que transformarão sua saúde para sempre

Cinco livros para ter na estante que transformarão sua saúde para sempre
29 janeiro
17:14 2021

Ter boa saúde e vigor físico nem sempre se resume a contar calorias e fazer exercícios. Seu corpo é único de muitas maneiras. É por isso que não existe um único método de estar em forma, saudável e ativo.

Em vez disso, o mundo da nutrição e da medicina tem milhares de livros sobre saúde para inspirar as pessoas a viver uma vida saudável. Muitos destes livros podem incentivar você a adquirir vários hábitos para melhorar sua qualidade de vida.

O início de um novo ano é sempre o momento perfeito para repensar alguns tópicos, como sua dieta, sua rotina de exercícios ou mesmo sua abordagem para a felicidade. Se você é um amante dos livros e um aprendiz ao longo da vida, colete informações e inspire-se nestes títulos sobre saúde e faça do seu bem-estar físico e mental uma prioridade.

Abaixo está uma pequena lista de livros sobre saúde que questionam as formas tradicionais de pensar e apresentam algo interessante para veteranos e iniciantes.

O Coração do Yoga

Autor:  T.K.V. Desikachar
Editora:
Mantra

O primeiro texto de yoga a delinear uma sequência para desenvolver o aprendizado completo de acordo com a viniyoga – que afirma que as práticas devem ser continuamente adaptadas às necessidades de mudança do indivíduo para atingir o valor terapêutico máximo.

“O Coração do Yoga” discute todos os elementos do yoga – postura, respiração consciente, meditação e filosofia – e mostra como o estudante de yoga pode desenvolver uma prática adaptada ao seu estado atual de saúde, idade, ocupação e estilo de vida. Desikachar é filho e discípulo de Sri Tirumalai Krishnamacharya, um dos maiores yogues da vida moderna.

Em Defesa da Comida

Autor: Michael Pollan
Editora: Intrínseca

Hoje, os alimentos anunciam vitaminas, baixo teor de gordura ou “enriquecimento” com ômega-3 e ferro, ou uma série de substâncias pretensamente saudáveis, que variam conforme campanhas de marketing fundamentadas em diretrizes econômicas ou governamentais. Considerado como um manifesto da alimentação de verdade, “Em Defesa Da Comida” ressalta que esse deve ser o primeiro sinal de alerta. Afinal, quatro das dez principais causas de morte são doenças crônicas ligadas à má alimentação: distúrbios coronarianos, diabetes, AVC e câncer.

Michael Pollan indica o que fazer propondo hábitos simples e libertadores: Coma comida. Principalmente vegetais. Saúde e alimentos não-industrializados andam juntos. Além disso, a obra aponta caminhos para uma transformação na compreensão sobre o que significa ser saudável, garantindo um aumento no prazer ligado às refeições.

Anticâncer: Um Novo Modo de Vida

Autor: David Servan-Scheiber
Editora: Fontanar

O câncer é assustador. E quando você olha as estatísticas, ficaria surpreso em saber que uma em cada quatro pessoas é afetada pela doença. E se você soubesse que mudanças simples no estilo de vida podem proteger suas defesas naturais e reduzir significativamente suas chances de desenvolver este mal?

Essa a a proposta do livro escrito pelo médico francês David Servan-Scheiber, que após ser diagnosticado com um tumor no cérebro, decidiu fazer um extenso levantamento dos estudos científicos e tratamentos alternativos anticâncer. O autor reuniu em “Anticâncer: Um Novo Modo de Vida” histórias – científicas e pessoais – de tudo que aprendeu. Ele mostra como, por meio de alterações simples na dieta, estilo de vida e atitude, você pode combater o câncer juntamente com os tratamentos convencionais, ou mesmo evitá-lo por completo.

50 Plantas e Frutos Brasileiros que Turbinam a Saúde

Autoras: Regina Célia Pereira, Thaís Manarini
Editora: Abril

De espécies mais conhecidas como goiaba, cajú e jabuticaba, a outras exóticas para boa parte do público, como manguarito, guabiroba e beldroega, o livro “50 Plantas E Frutos Brasileiros Que Turbinam A Saúde” apresenta frutas, castanhas e vegetais de uma flora que merece respeito e faz do Brasil o detentor da maior biodiversidade do planeta.

As jornalistas especializadas em nutrição Regina Célia Pereira e Thaís Manarini convidam você a rever espécies que já frequentam sua cozinha e outras que podem servir como ingredientes nutritivos e muito benéficos à saúde.

Por Que Engordamos e o Que Fazer Para Evitar

Autor: Gary Taubes
Editora:
L&PM Editores

Por que a maioria das dietas não dá certo? Para Gary Taubes, jornalista científico e colaborador de revistas prestigiosas como a Science, este raciocínio faz com que muitas vezes você seja acusado de pouca força de vontade, quando na verdade os meios para emagrecer não estão dando certo simplesmente porque estes não são os fatores-chave do círculo vicioso da obesidade.

Os leitores de “Por Que Engordamos e o Que Fazer Para Evitar” descobrirão que as pessoas comem mais por estarem engordando e não o contrário, pois nesta disfunção metabólica o corpo precisa de mais energia e produz mais insulina, o que dá a sensação de fome infinita. A solução, segundo Gary, é eliminar da dieta os alimentos que causam um rápido aumento da insulina do corpo, como açúcar e carboidratos refinados e processados, presentes em bolos e pães, por exemplo.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções