Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Cinco mil pessoas já levaram resíduos sólidos ao Ecoponto

07 outubro
10:01 2016

Cerca de 30 carros por dia passam pelo local. Somente em setembro, foram 126 coletoras cheias de descarte

Ecoponto01

São 8 contâiners e 4 coletoras a disposição da população. Foto Janine Tomberg

Desde a inauguração, em março de 2016, cinco mil pessoas já utilizaram o Ecoponto Municipal para descarte de resíduos sólidos.  A média de demanda no local é de 30 veículos por dia. Somente no mês de setembro, foram retiradas 126 coletoras de materiais diversos, descartados pela população.

          Relatório de setembro de 2016:

*24 coletoras de resíduos de poda

*15 coletoras de móveis desmontados

*06 coletoras de material de construção

*09 coletoras de metais

*04 coletoras de vidro
*68 coletoras com papelão, plástico e papel.

          Sobre o Ecoponto

A administração e o controle do Ecoponto são de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), que conta com a parceria da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e do Sanep. Cinco cooperativas de catadores de Pelotas participam de um sistema de rodízio, cada mês, dois funcionários de cada Cooperativa ficam no local separando materiais de seu interesse.

“Como setembro foi o nosso mês, passamos o mês todo aqui, um coordenador e um cooperado, e assim separamos os materiais recicláveis para vender. Para nós está sendo muito bom este trabalho, nossa arrecadação aumentou bastante”, conta Kelen Fagundes representante da União Cooperativa dos Catadores de Pelotas (Unicoop).

Responsável pelo Ecoponto, Venâncio Gonçalves Vaz acompanha a evolução do local desde o início e conta que a estrutura está se tornando pequena, devido à grande procura da população. “Nossas 8 coletoras e 4 contêineres  são identificados e a população descarta o material no devido lugar. O trabalho das cooperativas também é importante para não deixamos acumular os resíduos aqui”, explica.

         Como funciona: 

Ecoponto03

Cada cidadão pode descartar até 1,5 metro cúbico gratuitamente

O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e fica localizado na avenida Juscelino  Kubitschek de Oliveira, 3.195 (proximidades da Rafael Pinto Bandeira). O local acolhe descartes de móveis desmontados, vidros, cascotes, papelão, papeis, plásticos, metais, resíduos poda árvore, madeira de obras, metais e ferros.

Cada pessoa poderá descartar até 1,5 metro cúbico de material, o que corresponde em volume, a três caixas d’água de 500 litros, por exemplo. O descarte é gratuito. Ao deixar materiais e resíduos que não quer mais no Ecoponto, o cidadão contribui para não causar danos ao meio ambiente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções