Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Cine Filo: A filosofia e a música no cinema

14 março
14:33 2014
Pink Floyd –The Wall será o filme que abrirá a quinta edição do “Cine Filo”

Pink Floyd –The Wall será o filme que abrirá a quinta edição do “Cine Filo”

Nesta sexta durante o dia poderão ser retiradas senhas para a sessão de abertura do quinto “Cine Filo”. A divulgação é do prof. dr. Luis Rubira (UFPel), que idealizou e coordena o projeto realizado pelo Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel. Com o tema “A filosofia e a música no cinema”, o ciclo terá exibições até 19 de dezembro, sempre às sextas às 20h. Senhas podem ser retiradas no local das sessões, Centro de Integração do Mercosul – rua Andrade Neves nº 1.529.

THE WALL será o filme desta noite. Produção de 1982, a direção é de Alan Parker e o roteiro de Roger Waters. O protagonista, roqueiro depressivo, é interpretado por Bob Geldof. A trilha é quase a íntegra do álbum “The Wall”, lançado pelo Pink Floyd em 1979. O filme, além dos personagens que interpretam fatos que marcaram a infância e juventude de Waters, também apresenta animação. Entre os questionamentos, a violência da guerra e a escola autoritária.

Pink Floyd 3DEBATES – Política, religião, psicologia e existência, foram temas das edições anteriores. Conforme o coordenador Rubira, a capacidade do espaço é de sessenta lugares. A cada começo do ciclo, acrescenta o docente, as sessões são lotadas. Após dois meses, a média é de sessenta espectadores. Na edição deste ano, terá sequência o “debate” após a exibição do filme. “A ideia é convidar músicos do Conservatório e pessoas da comunidade que compreendam da temática para debater os filmes e documentários”, diz Rubira. E observa: “Considero o ciclo como uma introdução à música, já que poderíamos ter muitas outras obras. Somente a produção musical no Brasil, necessitaria uns cinco ciclos. Então dividimos as abordagens, e metade enfocará a música popular. Já outra metade será sobre a música erudita. O projeto obedece a ideia de ‘formação’ de Goethe. Creio que, em face do público, a UFPel já era para oferecer melhores condições a exibições de  filmes, seja no Mercosul, ou numa Sala de Cinema Universitário”.

Comentários ()

Seções