Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Cipel reage negativamente ao aumento de ICMS proposto por Eduardo

Cipel reage negativamente ao aumento de ICMS proposto por Eduardo
16 novembro
15:30 2023

O presidente do Cipel, Augusto Vaniel, diz que medida afetará a competitividade das indústrias gaúchas

Augusto Vaniel, presidente do Cipel

A notícia de que o governador do RS, Eduardo Leite, estaria enviando projeto à Assembleia Legislativa para elevar a alíquota de ICMS de 17 para 19,50% causou indignação junto aos associados do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel). O temor é de que se os deputados aprovarem o projeto, o poder de compra dos consumidores gaúchos será afetado, com impactos na redução do consumo e, consequentemente, na diminuição da produção industrial.

O presidente do Cipel, Augusto Vaniel, toma como referência que a competitividade da indústria será afetada e trará reflexos sobre a inflação. Ele lembra que o setor secundário da economia gaúcha vem registrando queda de produção nos últimos meses, com fechamento de postos de empregos e baixo índice de produtividade em relação aos demais estados brasileiros.

Vaniel ainda sustenta que o custo de produção no RS é significativo e, com a proposta do Piratini, deverá crescer negativamente, impactando a economia. “ Ainda há outros entraves importantes que interferem em nossa competitividade, como o Piso Regional e, em nossa região, a logística muito onerosa, uma vez que as estradas para o escoamento das produções na zona sul têm pedágios com custo elevado e péssimas condições de trafegabilidade”, disse.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções