Diário da Manhã

segunda, 18 de novembro de 2024

Notícias

Comarca de Pelotas com novos facilitadores da Justiça Restaurativa

Comarca de Pelotas com novos facilitadores da Justiça Restaurativa
12 abril
09:22 2024

O Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral (E) conversou com os novos facilitadores na cerimônia de formação

Na tarde da quarta-feira (10/4), o Juiz de Direito e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Marcelo Malizia Cabral, participou da 16ª Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa de Pelotas, realizada na Faculdade do Senac. O curso foi orientado pela educadora Jussara Cruz, coordenadora da Justiça Restaurativa da Prefeitura de Pelotas.

O Coordenador do CEJUSC de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, ressaltou a importância da atuação no processo de solução de conflitos e parabenizou os novos facilitadores. “Os conflitos podem e devem ser tratados de uma maneira civilizada, construtiva, educativa e a Justiça Restaurativa se propõe a isso, a ser espaço de educação e construção para a paz”, afirmou o Juiz.

Atualmente, os profissionais da Justiça Restaurativa de Pelotas atuam em 70 escolas da cidade, transformando a realidade de diversas instituições educacionais.

Segundo o Juiz Malizia, o uso da Justiça Restaurativa pelo Poder Judiciário decorre da percepção da insuficiência da sentença do Juiz para tratar certos conflitos. “Para que seja possível restabelecer vínculos e relações, é necessário que as pessoas sejam protagonistas e tenham a palavra para pedir perdão e perceber o mal de suas ações”, ressaltou o magistrado. Ele parabenizou e incentivou os novos facilitadores sobre a importância de começar esse processo de círculos de paz para que não se chegue ao caso de punições no futuro. “Os conflitos podem e devem ser tratados de uma maneira civilizada, construtiva, educativa e a Justiça Restaurativa se propõe a isso, a ser espaço de educação e construção para a paz”, destacou o magistrado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções