Começa a construção de dique no Pontal da Barra
Após visitar as áreas mais atingidas pelos alagamentos, Eduardo determinou que obra se iniciasse no domingo
Neste domingo (25/10/15), a prefeitura deu início a construção de um dique de contenção no Laranjal que irá separar o banhado das áreas habitadas e facilitar o escoamento da água através das bombas e dos canais de drenagem já existentes. A execução imediata foi determinada pelo prefeito Eduardo Leite, na tarde de sábado (24), após vistoriar os pontos mais críticos da região afetada pelas cheias e conversar com técnicos e moradores.
Localizado no Pontal da Barra, o dique que funcionará também como prevenção contra novas cheias do Canal São Gonçalo terá aproximadamente 2 quilômetros de extensão e 3 metros de largura, e será construído por duas equipes simultaneamente. Uma vai trabalhar em direção à laguna e outra no sentido inverso, com duas escavadeiras hidráulicas. Nesta manhã, apenas uma máquina deu início ao trabalho na Avenida Penetração em direção à rua Gramado. Por se tratar de uma situação de extrema emergência e como a prefeitura não dispõe de todo o maquinário necessário para a execução da obra, será necessário terceirizar parte do serviço com dispensa de licitação.
“Temos pressa em solucionar os problemas causados pelas inundações que atingem as regiões mais baixas para que as famílias voltem às casas com segurança o mais rápido possível”, afirmou Eduardo. Na semana passada, o prefeito assinou um Decreto de Situação de Emergência justamente com a finalidade de captar recursos para a recuperação dos estragos da chuva.
A enchente que atingiu mais de mil pessoas no município foi causada por um somatório de fatores como o grande volume de água do canal São Gonçalo (alimentado pela Lagoa Mirim e pelos rios Piratini e Jaguarão), a alta do nível da Lagoa dos Patos, que recebe a contribuição do estuário do Guaíba, e a ocorrência de ventos desfavoráveis que dificultam o escoamento da laguna para o mar.
O presidente do Sanep, Jacques Reydams, o assessor especial Paulo Morales, o diretor da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Jeferson Dutra, e os responsáveis pela Defesa Civil em Pelotas, tenente Paulo Santos e João Artur Nascimento acompanharam a vistoria de Eduardo ao Pontal da Barra. Após, o prefeito foi à Colônia de Pescadores Z-3 conversar com os moradores, a maioria pescadores, que deixaram suas residências para se acomodarem em dois abrigos. Ao percorrer a orla, também aproveitou para verificar o recolhimento de serpentes coordenado pelo titular da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), biólogo da Defesa Civil Ivan Vaz.
Fotos: Ascom