Comércio gaúcho aposta em crescimento das vendas no Dia das Crianças
Data comemorativa deve injetar cerca de R$ 900 milhões na economia estadual
A terceira data mais representativa do comércio no Brasil, o Dia das Crianças, está chegando com boas perspectivas para os lojistas gaúchos. Os sinais de reaquecimento da economia impulsionam os consumidores a buscarem nos estabelecimentos comerciais os produtos com os quais irão presentear os pequenos em 12 de outubro.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS observa esse cenário com otimismo, projetando um crescimento que pode chegar a 9% na comparação com o mesmo período de 2022, o que deve injetar na economia estadual cerca de R$ 900 milhões.
– Temos visto o crescimento da intenção dos consumidores em celebrar o Dia da Criança. A movimentação nas lojas está sendo interessante e deve aumentar com a proximidade da data. A redução dos índices inflacionários, ainda que não exatamente da maneira que todos desejam, a redução da taxa de juros e melhoria dos indicadores de empregabilidade são fatores que contribuem para essa projeção de boas vendas – avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O dirigente lembra que o Dia das Crianças é uma data muito forte no calendário comercial, ficando apenas atrás do Natal e do Dia das Mães em importância. Há um componente emocional intenso que mobiliza os pais na busca pelos presentes, com muitos deles driblando limites orçamentários para agradar a criançada. Ainda assim, o ticket médio com a aquisição das lembranças deve se estabelecer na casa dos R$ 210,00, o que pode ser considerado um valor expressivo.
Como de costume, os consumidores estarão atentos a relação custo-benefício dos presentes, dando maior atenção aos tradicionais brinquedos, artigos de vestuário, calçados e produtos eletroeletrônicos como smartphones e videogames.
– A cada ano a busca por presentes mais duráveis, como roupas, calçados e eletroeletrônicos cresce. Ainda assim, os brinquedos são os artigos mais procurados pelos adultos na hora de presentear as crianças. Nesse aspecto, bolas, brinquedos educativos, jogos de tabuleiro, carrinhos de montar e bonecas lideram a preferência dos consumidores – ressalta Vitor Augusto Koch.
Mais uma vez a FCDL-RS recomenda aos lojistas que estejam plenamente focados na oportunidade que a data representa para incrementar as vendas. É importante estreitar as relações com os clientes, avisando-os sobre possíveis promoções para o Dia das Crianças, por meio das redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp.
Também é possível sugerir aos pais dicas e ideias de presentes, trazer pais e filhos para dentro da loja promovendo experiências divertidas, realizando sorteios de brindes e ofertando atendimento cordial, sempre com um sorriso no rosto.
Oferecer boas condições de pagamento, sugerir compras adicionais e complementares e, se possível, ter uma vitrine temática do Dia das Crianças são outros fatores para que a data seja rentável para os comerciantes.