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sexta, 03 de maio de 2024

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Comércio gaúcho espera incrementar venda de material escolar com o início do ano letivo em fevereiro

Comércio gaúcho espera incrementar venda de material escolar com o início do ano letivo em fevereiro
01 fevereiro
17:12 2024

A demanda do novo ano letivo que se aproxima é mais uma forma de movimentar o comércio no estado. Entre as dicas para economizar, consumidor não deve levar as crianças para fazer as compras

A venda de material escolar tem influência muito semelhante a de datas comemorativas no faturamento dos estabelecimentos comerciais, tendo em vista a intensa procura dos pais por artigos como cadernos, livros didáticos, lápis, canetas, borrachas, mochilas, estojos, entre outros.

Vitor Augusto Koch, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch (foto), salienta que o período que se inicia nos primeiros dias de fevereiro e se estende até o início das aulas deve ser marcado pelo incremento das vendas de material escolar.

– Em 2024 o comportamento do consumidor deve ser semelhante ao de anos anteriores e o preço segue se mantendo como o principal fator de decisão no momento da compra do material escolar. Ainda mais que houve um aumento médio de 6% nos produtos nacionais e de quase 10% nos importados. Como a compra desses artigos é uma necessidade, os pais precisam investir. Portanto, cabe aos lojistas ofertarem produtos de boa qualidade com preços que caibam no orçamento das famílias. É possível vender artigos qualificados e duráveis por valores acessíveis, gerando movimento de clientes e vendas mais amplas – aponta Vitor Augusto Koch.

Nesse sentido, o dirigente cita como exemplo os cadernos sem personagens famosos na capa e com mais folhas, que são mais baratos do que aqueles que estampam super-heróis.

– Até em função desta busca por artigos mais baratos, os pais estão indo às compras do material escolar sem estarem acompanhados de seus filhos. Esse comportamento, que cresce a cada ano que passa, ajuda a evitar que as crianças queiram os cadernos e mochilas mais caros, com personagens da moda, e acabem fazendo os pais extrapolarem o orçamento estabelecido para a aquisição dos itens escolares – enfatiza Vitor Augusto Koch.

O presidente da FCDL-RS lembra que a atual conjuntura econômica do país deve fazer com o que o ticket médio das compras no comércio gaúcho gire em torno dos R$ 165,00. Vale destacar que a aquisição do material escolar acontece em meio a uma série de compromissos financeiros típicos do início do ano, como pagamento de IPVA e IPTU, além das férias e do Carnaval, que comprometem de maneira significativa o orçamento familiar dos gaúchos.

– A média de preços não deve ser muito maior do que isso. Quando os pais compram uma mochila, que é um item mais caro, sobe o valor do ticket médio. Quando não compra a mochila e foca apenas nos cadernos, lápis, canetas e demais materiais, já ocorre a redução desse ticket. Além disso, acontece o reaproveitamento de materiais de anos anteriores e, até mesmo, o troca-troca de artigos – avalia Vitor Augusto Koch.

É importante que os lojistas estejam bem preparados para atender às necessidades de seus clientes, com especial atenção no momento do pagamento dos produtos. Como o principal objetivo dos pais é economizar na compra, um desconto concedido no pagamento à vista pode ser fundamental para sacramentar a venda. Isso estimula os pais a fazerem um esforço para quitar o débito na hora e não deixar para pagar durante o ano.

Para que lojistas e pais façam uma excelente transação comercial, a FCDL-RS dá algumas dicas importantes.

A primeira delas é para os pais procurarem realizar a maior parte das compras desacompanhados dos filhos. Também é preciso estar atento para produtos importados com preços extremamente reduzidos, o que, geralmente, representa itens de péssima qualidade. Se possível, é interessante dar preferência a produtos de fabricação nacional ou com certificação pelo INMETRO.

Para os comerciantes, a dica é caprichar na sua estratégia de vendas, a fim de conquistar a preferência do consumidor. Isso pode ser feito com promoções criativas, descontos percebíveis nos produtos, a disponibilização de kits escolares prontos, além do uso maciço das redes sociais, o canal mais rápido para divulgar ações que atinjam o maior número de consumidores em um curto período.

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