Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Comissão Especial sobre a situação econômica da população negra realizará audiência pública em Pelotas

Comissão Especial sobre a situação econômica da população negra realizará audiência pública em Pelotas
20 fevereiro
18:42 2024

Nesta quinta-feira (22), às 19 horas, acontece a audiência pública “Debater as dimensões, causas e características da situação econômica da população negra no Rio Grande do Sul”

A audiência será realizada na Câmara de Vereadores e contará com o palestrante Alysson Portella, Doutor em Economia dos Negócios pelo INSPER e co-organizador do livro “Números da discriminação racial: desenvolvimento humano, equidade e políticas públicas”.

Estarão compondo a mesa, Ìyá Sandrali Bueno – Autoridade Civilizatória da Tradição de Matriz Africana e Afrodiaspórica, psicóloga, servidora pública, Secretária Executiva do Conselho do Povo de Terreiro/RS; representante do Movimento Negro Unificado – MNU e Ernestina Pereira – Presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pelotas e diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

A atividade é uma iniciativa da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para avaliar a situação econômica da população negra gaúcha, presidida pelo deputado Matheus Gomes (PSOL) e aprovada em novembro de 2023. A Comissão Especial tem como base o relatório feito pelo Departamento de Economia e Estatística do estado (DEEP/SPGG), documento que aborda o marcador social da raça na desigualdade econômica que vivencia a população negra no Rio Grande do Sul.

O relatório apresenta que o rendimento mensal de trabalhadores pretos e pardos no Rio Grande do Sul recebem em média mil reais a menos que uma pessoa branca. o estudo também aponta que a taxa de desocupação é superior entre a população negra, no caso 88% e 78% maior, do que a população branca.

Para Winnie Bueno, Coordenadora Técnica da Comissão Especial: “Pelotas é uma cidade de expressiva população negra, mas que historicamente teve problemas em ouvir essa população. Essa audiência tem a importância de possibilitar uma ponte entre o Poder Público e a negritude de Pelotas, que necessita de políticas públicas efetivas de promoção de emprego e renda que podem ser construídas de maneira mais eficaz com participação popular”.

Segundo o deputado estadual Matheus Gomes, presidente da Comissão Especial: “A atividade é mais uma iniciativa na busca de soluções e enfrentamento da desigualdade causada pelo racismo em nosso estado. É a primeira vez que a Assembleia Legislativa se debruça sobre a desigualdade econômica que atinge a população negra gaúcha, e realizar a primeira audiência pública da Comissão Especial em Pelotas, cidade que conta com uma grande expressão de população negra no estado é um marco muito importante”.

Serviço:

O que: Audiência pública para debater as dimensões, causas e características da situação econômica da população negra no Rio Grande do Sul.

Quando: 22 de fevereiro, às 19 horas.

Onde: Câmara Municipal de Pelotas (R. Quinze de Novembro, 207 – Centro, Pelotas – Rio Grande do Sul).

Contato

51 9 8461-4173 – Kassiele Nascimento 51 9 8350-1693 – Maia Rubim [email protected]

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções