Como resumir texto em propostas comerciais?
Propostas de negócios são uma parte importante de ser empregado em uma empresa
Eles são uma das principais maneiras de lançar novos produtos ou ideias de serviços. Uma proposta bem-sucedida é capaz de persuadir os executivos a movimentar o financiamento e os recursos relevantes para a realização do projeto.
No entanto, como todos sabemos, devido ao avanço demais, todos estão sempre ocupados com uma coisa ou outra. Executivos mais do que outros. Eles precisam participar de reuniões, reunir-se com acionistas e obter relatórios de progresso.
Eles não têm tempo para ler/ouvir cada proposta de negócio. Por isso é necessário criar um resumo da sua proposta. Este resumo deve preceder o documento real. Ao lê-lo, os executivos podem decidir se querem ouvir o resto ou não.
Se você não fornecer um resumo, os executivos podem nem se dar ao trabalho de lhe dar uma chance. É por isso que os resumos das propostas de negócios são importantes.
Como criar uma versão resumida de uma proposta comercial
Existem algumas técnicas e dicas que podem te ajudar na hora de escrever um resumo de uma proposta de negócio. Aqui está como você pode começar.
1. Leia a proposta com atenção
A primeira coisa que você precisa fazer é ler atentamente a proposta. É possível pular esta etapa se você é quem escreveu a proposta.
No entanto, se você não é o autor ou não o escreveu completamente sozinho, ou seja, houve vários colaboradores, então você precisa lê-lo. O objetivo desta sessão de leitura é familiarizar-se com o conteúdo e a mensagem da proposta.
Uma vez que você tenha certeza de que leu tudo e entendeu as nuances, então você pode passar para a próxima etapa.
2. Divida a proposta em várias partes
Não é fácil resumir uma proposta inteira de uma só vez. Então, para facilitar, temos que dividir a proposta em várias seções.
Cada seção deve abordar apenas um subtópico, pois isso facilita a criação de um resumo posteriormente.
Se a proposta já tiver a formatação adequada com seções e subseções, você poderá usá-las como estão. Não há necessidade de criar seus próprios títulos.
Depois de separar tudo ordenadamente, é hora de passar para a próxima etapa.
3. Extraia as partes principais de cada seção
Agora que as seções referentes a cada tópico foram criadas, você precisa resumi-las individualmente.
Percorra cada seção e identifique qual é o ponto principal que está sendo discutido. Então você precisa encontrar a frase ou frases que melhor descrevem esse ponto e marcá-las. Essas frases formarão o cerne do seu resumo.
Se você não estiver confiante em sua capacidade de escolher as frases corretas para o resumo, poderá optar por uma solução diferente, ou seja, um resumo de texto . Um resumidor de texto é uma ferramenta online que pode criar um resumo do texto fornecido.
Com a ajuda de um resumidor de texto, você pode resumir de forma confiável o texto de suas propostas comerciais.
Agora que você terminou com isso, é hora de passar para a próxima etapa.
4. Combine os Resumos Individuais Juntos
Depois de ter as versões concisas de cada seção, é hora de criar a versão final do seu resumo.
Para fazer isso, você só precisa escrever todos os resumos de cada seção na ordem original em que foram discutidos.
Você ainda deve usar os títulos, pois eles tornam o texto mais fácil de ler. E agora você tem sua versão resumida da proposta comercial.
5. Revise e edite se necessário
Você deve passar pelo resumo final pelo menos uma vez para ver se há algum problema. Os resumos tendem a ser muito abruptos e podem mudar de assunto sem uma transição adequada.
Isso não ajuda a legibilidade e também não promoverá emoções positivas em seu público. É por isso que você deve revisar o resumo e fazer pequenas edições que tornem essas transições mais suaves. Dessa forma, o resumo resultante será muito melhor.
Conclusão
Essas foram algumas dicas de como resumir o texto da sua proposta de negócio. Resumir a proposta tem várias vantagens, como manter seu público interessado e fornecer a eles conhecimentos básicos.
Com a ajuda dessas dicas, você pode melhorar seus resumos e fazer com que seus superiores ouçam suas propostas.