Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Companhia de Danças Brasileiras Abambaé vai representar o Brasil no Festival Internacional Danzpare

Companhia de Danças Brasileiras Abambaé vai representar o Brasil no Festival Internacional Danzpare
05 agosto
08:28 2024

Direto de Pelotas a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras terá Beliza Gonzales e Yago Rodrigues representando o Brasil em Festival Internacional

Marcelo Gonzales

@celogonzales @vidadevinil

Não é sempre que a gente pode abrir um espaço para divulgar uma notícia tão importante para a cidade de Pelotas. Não é sempre. Mas hoje é um desses dias e o Portal Diário da Manhã está muito feliz de poder, através dessas minhas linhas, agradecer e divulgar o trabalho dessa Companhia que representará todo o Brasil em um Festival Internacional!

Abambaé Companhia de Danças Brasileiras é o grupo Pelotense que estará presente com seu talento no Danzpare – Festival Internacional de Danza Patrimonial em Pareja – “La fiesta de los países del mundo”, este, que é um festival de danças folclóricas criado em 2010 na Costa Rica , por Hans Leiton Gutiérrez, e que tem por característica principal a dança no formato de pares/casais, reunindo a cada edição, no mesmo palco, bailarinos de diferentes países da Amárica Latina e de outros lugares do mundo.

O festival procura romper as fronteiras através da dança, promover a integração e o intercâmbio de propostas coreográficas no contexto das danças folclóricas, o Abambaé, por exemplo, fará a representação de várias regiões do Brasil levando nas suas apresentações a região norte com o maçariquinho, o coco de praia da região nordeste, o calango, o samba de gafieira e o samba de carnaval da região sudeste.

Segundo a dançarina e assessora organizacional do grupo, Beliza Gonzales: “É sempre uma alegria estar dançando pela Abambaé, independente do lugar que a gente esteja dançando, e claro que é muito mais legal a gente sair para representar o País. Eu já tive a oportunidade de, em algumas outras turnês, representar o país com a Abambaé, já fui dançar no Uruguai, já fui pro Peru num evento em Cusco. É legal essa participação no Danzpare porque tivemos outras duas aproximações com esse mesmo evento, não essa edição peruana, mas na edição durante a pandemia, no Danzpare Panamá, onde dancei nas coreografias enviadas nos vídeos para esse festival que foi online e, quando teve a aproximação do FIFAP daqui de Pelotas com o Danzpare Brasil em 2022.” E continua: “Nessa edição vamos eu e o Yago. É a primeira vez que vão só os dois bailarinos, que não vai ninguém da direção, e isso á uma expectativa grande, de saber como tudo vai acontecer e é sempre muito legal a gente ir lá e representar as nossas danças. Estamos ensaiando muito nesses últimos dias que faltam… nesse último mês que falta… a gente está preparando tudo pra fazer tudo muito bem e pra representar muito bem o país.”

Parte do elenco da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras

Ação para viabilizar a ida dos artistas ao Danzpare

A Abambaé está promovendo uma ação para arrecadar fundos com o objetivo de viabilizar a viagem dos integrantes da companhia e representar o Brasil dançando no Danzpare Peru.

Como é de costume dos festivais folclóricos internacionais, os grupos convidados têm as despesas de alojamento, alimentação e circulação nos locais do festival, a cargo da organização, mas as despesas de passagens e organização da viagem ficam a cargo de cada companhia convidada. Assim a Abambaé teve a ideia de fazer uma Rifa Especial em comemoração ao Dia dos Pais para poder arrecadar parte do valor necessário para esta viagem. Além das passagens, os bailarinos também devem levar presentes que sejam típicos, representativos da cidade e do país para trocar entre cada grupo participante do festival e com autoridades do país anfitrião.

A rifa foi feita de forma on-line, para possibilitar o alcance de mais pessoas que tenham vontade de colaborar com a companhia. Cada número da rifa tem o valor de R$ 2,50, e basta acessar o link: https://app.123rifas.com/acao/rifa-de-dia-dos-pais-abambae que você será direcionado para o site da rifa onde poderá escolher os números e fazer o pagamento via Pix. Serão pedidos o nome, e-mail e telefone de quem está colaborando para cadastro do sorteio. Serão 3 prêmios: uma cesta de café da manhã, uma torta sabor Kit Kat e um pix de R$ 100,00. O sorteio ocorre no dia 10/08, pela Loteria Federal e o resultado será divulgado nas redes sociais da Abambaé às 20h.

Caso alguém deseje contribuir com a companhia, de outra maneira além da rifa, pode entrar em contato via e-mail: [email protected] ou contatar a companhia através das suas redes sociais. Toda ajuda será bem-vinda!

Sobre a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras

A Abambaé Companhia de Danças Brasileiras é um grupo independente que surgiu com o objetivo de pesquisar e difundir a riqueza cultural presente nas danças e manifestações brasileiras.

A companhia foi criada em 2005, na cidade de Cruz Alta/RS por Thiago Amorim, Janaína Jorge, Jaciara Jorge, Igor Pretto e Stephanie Pretto. Em 2008 escolheu Pelotas para fixar raízes não somente pelo fato de ter muitos integrantes desta cidade, mas, muito especialmente, por acreditar se tratar deste lugar especial para o desenvolvimento de uma proposta inovadora como esta, por sua história, importância e projeção no que diz respeito ao potencial cultural.

Com 19 anos de história, o grupo já realizou apresentações em várias cidades do Rio Grande do Sul e também em países como Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Chile. Sempre aproximando as danças brasileiras a diversos públicos em festivais, teatros, escolas e outros espaços. Seu repertório é formado por danças das cinco regiões do Brasil e destacam-se os espetáculos Amanajé e Sóis. Em 2022 a Abambaé lançou a sua primeira obra de vídeo-dança: Kaô – Da Cor da Terra, projeto que foi desenvolvido à distância durante o período de pandemia e contou com o financiamento PROCULTURA (Sec. Mun. Cultura/ Pelotas-RS).

Atualmente a companhia conta com o apoio do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da Universidade Federal de Pelotas (NUFOLK – UFPEL), que desenvolve importantes ações junto ao grupo, dando suporte na área de pesquisa no campo do folclore e das artes populares brasileiras.

Prestes a completar 20 anos de atividades, a Abambaé está começando os preparativos para esta comemoração com um novo espetáculo e várias ações projetadas para 2025. Hoje a companhia está sob a gestão da equipe composta por Caroline Paz na Coordenação Artística e Preparação Corporal, Ludmila Coutinho na Coordenação de Comunicação e Produção Cênica,  Joseana de Lima na Coordenação Administrativa e Financeira), Beliza Gonzales na Assessoria Organizacional e Thiago Amorim Assessoria Artística. Redes Sociais @abambaebrasil.

Se você leitor conhece algum grupo, companhia, coletivo ou participa de algum movimento artístico aqui em Pelotas e quer divulgar entra em contato comigo e vamos divulgar!

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções