Diário da Manhã

sexta, 10 de maio de 2024

Notícias

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL : Aluno do IFSul conquista bicampeonato de matemática

01 junho
09:00 2017

Pelo segundo ano consecutivo, o estudante Marco Pietro Correa Botelho faturou a medalha de ouro na Canguru de Matemática, competição internacional realizada em vários países e que reúne milhões de participantes a cada edição.

Aluno do curso técnico integrado em Química do câmpus Pelotas/IFSul, o jovem de 18 anos repetiu o resultado do ano passado e já começa a construir uma história de sucesso no torneio, assim como vem fazendo na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na qual, desde 2009, acumula um ouro, quatro pratas, dois bronzes e uma menção honrosa.

“Achei as questões deste ano mais fáceis que as de 2016. Acredito que seja porque, de lá para cá, amadureci muito como competidor e o meu nível de preparação foi melhor”, opina o mais novo bicampeão da competição.

Marco Pietro é bicampeão

Marco Pietro é bicampeão

Marco Pietro diz que a Canguru de Matemática não é voltada somente para os melhores estudantes de matemática, muito pelo contrário. Ele afirma que o concurso visa atrair o maior número de estudantes possível para mostrar que a matemática pode ser interessante, útil e divertida.

“É uma motivação e tanto, uma espécie de atrativo para quem deseja competir. Serve para desmitificar um pouco as coisas, de que a matemática é difícil, chata”, comenta.

De fato, um dos objetivos da competição é diminuir o preconceito existente em relação à matemática. Por isso, destacam os organizadores, é uma disputa comparada a um jogo, descompromissada, com testes de múltipla escolha relativamente fáceis, mas que, mesmo assim, não diminuem em nada a importância e o brilho do evento.

O câmpus Pelotas ficou com quatro medalhas de ouro no Canguru de Matemática 2017. Uma no nível Sênior (3º ano do ensino médio), com Marco Pietro, e três no nível Júnior (1º e 2º anos do ensino médio), com Joshua Zambrano, Luiz Eduardo Richardt de Azevedo e Matheus da Costa Schwantz. Aliás, os três são alunos bolsistas, este ano, do programa de iniciação científica da Obmep.

“A equipe abriu muito bem a temporada de 2017, na segunda participação do câmpus Pelotas na Canguru de Matemática, conquistando  quatro medalhas de ouro. Com isso, superamos o resultado da primeira participação, em 2016, quando conquistamos apenas uma medalha de ouro (a de Marco Pietro)”, avalia o professor de matemática Julio Mohnsam, responsável pela preparação dos estudantes no câmpus Pelotas.

Além das quatro medalhas de ouro, 78 alunos do câmpus faturaram ainda certificados de mérito e participação nesta competição.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções