Comtur debate projeto para a construção de passarela na orla do Laranjal
Planos em andamento e novas propostas pautaram a primeira reunião de 2018 do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), realizada na manhã ontem, no Pelotas Parque Tecnológico
O grupo tratou de projetos encaminhados ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Desenvolvimento Social, como a construção de uma passarela na orla do Laranjal – fazendo ligação entre os balneários -, e a qualificação de acesso ao Trapiche.
“Nós todos somos fiscalizadores das ações de turismo em nossa cidade. Precisamos participar deste momento, observando e sugerindo soluções”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima.
O Comtur atua por meio de grupos de trabalho (GT), que se reúnem mensalmente para discutir ideias sobre infraestrutura, legislação, sustentabilidade, promoção e comercialização, abordadas no Plano Municipal de Turismo, válido até 2024. Durante este primeiro encontro do ano, as equipes apresentaram seus projetos ativos e solicitaram aos participantes proposições a serem incluídas nos planejamentos para o próximo semestre.
A Associação Comunitária do Laranjal (Asclar) passou a integrar o Comtur a partir desta reunião, e propôs que os balneários Santo Antônio, Valverde, Prazeres e a Colônia Z3 sejam mais valorizados durante as preparações, assim como o uso da nomenclatura “Laranjal” representando toda a comunidade, sem subdivisões entre as praias.
“Quando o plano foi construído, em 2015, as necessidades de Pelotas eram outras. Hoje, muita coisa já mudou, por isso é tão importante a reavaliação de nossas ações”, destacou a diretora de Turismo, Lizandra Cardoso.
No próximo momento de discussão, marcado para ocorrer no dia 25 de abril, os membros do Comtur deverão levar propostas a serem avaliadas pelos GTs. O ato foi encerrado com a apresentação do projeto Comida de Rua Pelotas, que tem sido desenvolvido e divulgado pela parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e Associação dos Serviços de Alimentação da Costa Doce.