Diário da Manhã

quinta, 16 de maio de 2024

Notícias

Comunidade vasca busca valorizar suas origens em Pelotas

29 abril
17:02 2014

O prefeito Eduardo Leite, a vice Paula Mascarenhas e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) receberam, na tarde desta segunda-feira (28/04/2014), uma comitiva com representantes do governo Vasco e pelotenses de origem vasca. O objetivo é estreitar relações com vistas a futuras cooperações e convênios, que ajudem a divulgar a influência vasca à comunidade pelotense e potencializar o desenvolvimento do Município.

“Ao melhorar as relações de afinidades entre Pelotas e o País Vasco, com certeza vamos abrir caminhos para outros tipos de relacionamento que podem trazer resultados positivos para todos nós'' disse Eduardo

“Ao melhorar as relações de afinidades entre Pelotas e o País Vasco, com certeza vamos abrir caminhos para outros tipos de relacionamento que podem trazer resultados positivos para todos nós” disse Eduardo

Eduardo se mostrou contente em constatar a disposição, de ambas as partes, em estabelecer relações de proveito nas áreas da educação e da cultura. “Ao melhorar as relações de afinidades entre Pelotas e o País Vasco, com certeza vamos abrir caminhos para outros tipos de relacionamento que podem trazer resultados positivos para todos nós.Seguro que sí”, apostou o prefeito.

Representante do governo Vasco na Argentina, Sara Pagola Aizpiri destacou os principais valores, que tanto orgulham o povo Vasco: a cultura do trabalho, do esforço, da honestidade e da solidariedade. “Para nós um aperto de mão vale mais que um contrato assinado”, disse. Sara acredita na potencialização da vinda de jovens estudantes e empresários para Pelotas, em uma integração que beneficie as duas culturas.

Asier Vallego Itsaso, diretor da Comunidade Vasca no Exterior, entregou ao prefeito Eduardo uma coleção de livros sobre a cultura vasca (literatura, idioma, dança, música clássica e contemporânea, etc.). “Quem sabe no futuro não fazemos uma irmandade entre Pelotas e uma cidade vasca?”, sugeriu. O prefeito, por outro lado, presenteou Itsaso e Sara com livros sobre a cultura pelotense e doces tradicionais de Pelotas.

Membro da terceira geração de origem vasca, João Pedro Zabaleta recordou que a cultura vasca ainda é muito difusa e pouco conhecida em Pelotas. “Queremos resgatar nossa origem cultural, mostrar nossa bagagem, e valorizar, junto à comunidade pelotense, os vínculos que temos com o País Vasco, este sentimento nosso, de nossa origem”, salientou.

Presente na reunião, o secretário Fernando Estima disse apostar na relação de confiança entre estes dois povos, que podem trazer desenvolvimento econômico ao Município. O País Vasco tem um centro tecnológico de energia marinha e um cluster naval, cuja filosofia é agrupar toda a cadeia de valor do setor marítimo. Estima acredita na vinda para Pelotas de empresas vascas que forneçam para a indústria naval que se desenvolve na região.

Saiba mais – A comunidade autônoma do País Vasco ou Euskadi é uma das 17 comunidades autônomas da Espanha, situada no nordeste daquele país, junto aos Pireneus. Tem uma área de 7.234 km² e aproximadamente 2,2 milhões (2012) de habitantes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções