Concluída a restauração da Casa de Garibaldi
O patrimônio será entregue à prefeitura de Piratini, que instalará a primeira casa de cultura do município no imóvel
Na próxima terça-feira, 19 de setembro, a partir das 15h, a “Casa de Garibaldi” será palco do evento de entrega deste patrimônio cultural e histórico do estado do Rio Grande do Sul. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1941, a casa exibe traços da arquitetura luso-brasileira e é o ponto número 24 da Linha Farroupilha, um percurso de 880 metros que abrange edificações, áreas urbanas e monumentos ligados à memória da cidade de Piratini. O prédio foi morada de Giuseppe Garibaldi e do jornalista italiano Luigi Rossetti, além de abrigar a Tipografia Republicana Rio-Grandense.
O projeto de restauração é uma realização da Ato Produção Cultural e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Corsan através da Lei Rouanet. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Helenice Macedo do Couto e a obra está sendo executada pela Nexo Engenharia e a Data Construtora sobre a responsabilidade dos engenheiros Civis Michel Guimarães, José Dinarte Ibeiro e Arquiteta Bibiana Knapp Wustrow.
“A conclusão desta restauração nos inspira para futuros trabalhos, devemos ser persistentes em se tratando de restauro. Devolver à cidade este bem tombado restaurado, fruto de longos anos de trabalho é maravilhoso. Um prédio simples mas cheio de simbolismos e que servirá para perpetuar a Cultura em Piratini”, diz Helenice.
Em 2018, com o patrocínio da Corsan e o respaldo da Lei Rouanet, juntamente com a parceria técnica do IPHAN, iniciou-se a primeira fase das obras de restauração na “Casa de Garibaldi”. O projeto envolveu a remoção das madeiras do forro e do telhado, levantamentos arquitetônicos, diagnósticos, projeto arquitetônico e projetos complementares, além da limpeza e higienização das paredes externas, retiradas das esquadrias e restauração das aberturas externas.
As ações de restauração também incluíram a reparação de fissuras, a recuperação de áreas deterioradas, a melhoria das condições da rede elétrica e hidráulica, a substituição do piso danificado, a implementação de acessibilidade, o fortalecimento da alvenaria, a renovação dos revestimentos desgastados e a recuperação das esquadrias envelhecidas. A obra ainda contou com climatização e projeto de cabeamento, além da criação de sinalização adequada. A fase final foi dedicada aos acabamentos, construção da rampa de acessibilidade e instalação dos sanitários em alvenaria de tijolos furados, além do reboco liso aplicado nas paredes externas. A iniciativa alcançou diversos marcos ao longo de sua realização e a obra tem sua entrega definitiva em 2023, na Semana Farroupilha.
Além disso, a pesquisa arqueológica realizada na Casa de Garibaldi durante o período de restauração do imóvel evidenciou artefatos relacionados aos diferentes períodos de ocupação da casa ao longo dos séculos XIX e XX. Por meio do registro e da análise de evidências como louças, vidros, restos alimentares e cartucho de projétil, será possível conhecer um pouco mais sobre o modo de vida e a cultura de seus habitantes e sobre a história da cidade de Piratini.
Agora, com a conclusão do projeto de restauração da “Casa de Garibaldi” a cidade passa a contar com sua primeira Casa de Cultura. A “Casa de Cultura Garibaldi” será um espaço onde a comunidade poderá manifestar suas expressões artísticas e educativas, além de celebrar a rica herança cultural da região, por meio da dança, da literatura, da música e do teatro.
“É com imenso prazer que restituímos à cidade um patrimônio de grande valor, confiantes de que servirá à comunidade por muitos anos como um vibrante centro cultural. A visão de transformá-lo em um espaço diversificado, acolhendo uma variedade de expressões artísticas, faz com que todas as adversidades enfrentadas durante o processo sejam vistas como desafios superados. Cada obstáculo vencido reforça a certeza de que todo o esforço investido valeu a pena”, comenta Roberta Manaa, produtora cultural e proponente do projeto.
Quem foi Giuseppe Garibaldi
Nascido no Condado de Nice, região localizada entre a França e a Itália, Giuseppe Garibaldi foi um militar e guerrilheiro defensor de movimentos revolucionários. Buscando exílio no sul do Brasil, foi recrutado em Piratini por Bento Gonçalves, líder dos revolucionários farroupilhas, e aderiu à causa, trazendo consigo sua experiência.
Também conhecida como a Guerra dos Farrapos, a Revolução Farroupilha foi um conflito armado que teve como origem as tensões políticas, econômicas e sociais que afligiam a região sul do Brasil, incluindo a insatisfação com o governo central, liderado pelo imperador Dom Pedro II. Durante os primeiros anos da revolta, Piratini serviu como centro político e militar dos farrapos, desafiando o governo imperial brasileiro. A cidade mantém viva essa herança em seus monumentos e museus que contam a história da formação do estado rio-grandense.
A trajetória de Giuseppe Garibaldi está entrelaçada com a história de Piratini e com a luta pela liberdade durante os tumultuados anos da Guerra dos Farrapos.
Evento de Entrega da Restauração da Casa de Garibaldi
Quando: terça-feira, 19 de setembro de 2023
Horário: a partir das 15h
Onde: Rua Bento Gonçalves, 182. Piratini – RS