Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Concretagem do Calçadão deve iniciar na próxima semana

Concretagem do Calçadão deve iniciar na próxima semana
04 maio
08:59 2017

A execução do projeto de requalificação do Calçadão central avança sem registros de interferências negativas para o comércio. Na manhã desta quarta-feira (3), a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) reuniu lojistas da quadra em obras, entre as ruas Voluntários da Pátria e General Neto, para apresentar o cronograma de concretagem e assentamento do piso naquela área.

“A logística é que o acesso a cada loja seja garantido e não sofra interrupções em nenhum dia útil”, afirmou o secretário da Seplag, Paulo Morales, diante dos lojistas, de técnicos da Secretaria e de representantes da ACE Construtora de Obras Ltda, que executa o projeto de requalificação do Calçadão central.

Trabalho será realizado durante o dia e a noite

Trabalho será realizado durante o dia e a noite

O trabalho de concretagem será realizado durante o dia na parte interior do tapume e à noite no acesso às lojas. “À medida que vai sendo liberado o concreto, será assentado o piso de basalto”, comentou o gerente do projeto, arquiteto Pablo Crespi, da Seplag.

O Calçadão receberá cobertura de concreto de dez centímetros, mais a argamassa e a lajota. A concretagem será de fora para dentro (início na porta das lojas) e o piso será de dentro para fora.

“O trabalho será diurno e noturno, sempre respeitando a entrada das lojas. A altura do Calçadão será nivelada, cabendo ao comércio adaptar a acessibilidade”, informou Morales, adiantando que a concretagem tem previsão de início para a próxima semana.

Para o diretor da Cisplatur Viagens e Turismo, Ariel João, cuja loja está localizada na quadra em obras, “o projeto de requalificação do Calçadão é maravilhoso e já estava mais do que na hora de ser executado. Depois de pronto, dará um upgrade na qualidade do Centro e de toda a cidade”, afirmou, referindo-se à modernização e à valorização da área central.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas), Gilmar Bazanella, comentou que o projeto está bem planejado e bem executado. “Os lojistas estão satisfeitos com o andamento das obras. Elas vêm sendo realizadas com a menor interferência possível na rotina comercial. A boa relação e a integração entre o comércio, técnicos da prefeitura e a empreiteira têm colaborado para manter o consumidor informado e isso é importante neste momento”, garantiu.

Para a empresária Regina Oliveira, da diretoria do Sindilojas, “o andamento das obras está surpreendendo. As intervenções estão tranquilas, dentro do cronograma e causando o mínimo possível de transtornos”.
O projeto do Calçadão central está orçado em aproximadamente R$ 4 milhões, que garantirão a transformação da área central. O piso será todo substituído e a fiação de telefonia, de dados, de lógica e de TV a cabo será subterrânea, praticamente eliminando o emaranhado de fios suspensos na área central.

Os bancos dos canteiros serão ampliados em volta das árvores principais e, no eixo central do Calçadão, serão instalados postes metálicos com luminárias de led. Os ambulantes serão reduzidos a cinco por quadra – um em ponto fixo e padronizado e quatro móveis.

Ligações de esgoto e manutenção de drenagem fazem parte do projeto, assim como o alargamento das calçadas da rua Sete de Setembro, entre o chafariz e a General Osório, e da Marechal Floriano, lado direito Centro/bairro, do entroncamento da rua 15 ao da Osório. O Calçadão será aberto para passagem de veículos entre Floriano e Lobo da Costa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções