Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Concretagem do Calçadão já começou

Concretagem do Calçadão já começou
16 maio
13:59 2017

Já foi dado o início à cobertura de concreto, de dez centímetros, na primeira quadra do Calçadão central que passa pelo processo de requalificação. A concretagem começou na segunda-feira (15), depois do horário de fechamento dos estabelecimentos comerciais, conforme acordo entre prefeitura, construtora e lojistas.

“O acesso a cada loja será garantido. Não sofrerá interrupções em dias úteis, no horário comercial”. A afirmação do secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales, foi feita em recente reunião com os lojistas, no canteiro de obras do próprio Calçadão.

O concreto é a base para receber a argamassa e o assentamento das lajotas de acabamento do piso novo. Sistema de drenagem, acabamento de esgoto e fiação subterrânea já estão prontos naquela quadra, entre as ruas Voluntários da Pátria e General Neto.

O projeto que garantirá a transformação da área central está orçado em R$ 3.972.297,16. A execução da obra está sob responsabilidade da ACE Construtora de Obras Ltda, que conta com 18 meses para finalização.

O que pensam os lojistas

O gerente de loja de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, Itamar Vaz, não esconde a satisfação de ver a frente de seu estabelecimento em obras. “Acredito que vai ficar muito bom. Todo o transtorno é em prol do melhor. O horário escolhido para concretagem está de acordo com o combinado entre todos”, afirma.

Vaz, ao imaginar o Calçadão pronto, diz que as melhorias serão de 100%. “Os clientes vão visualizar um ambiente moderno, sinalizado, com estrutura de primeiro mundio. Diante dessa projeção, os percalços do momento desaparecem”, comenta.

“Estaremos trabalhando no nivelamento e na concretagem somente à tardinha, depois das 18h30min”, assegurou o servente Igor Brito Matias, enquanto descarregava sacos de cimento que será utilizado no prosseguimento da obra.

Para Léia Beatriz Scheunemann, proprietária de loja de perfumaria e cosméticos, o projeto de requalificação é bem-vindo. “Isso é uma maravilha. O Calçadão estava jogado, atirado, com calçadas quebradas. Todo mundo tomava conta. Depois de pronto não, pois haverá regras.” Quando ao andamento da obra, Léia diz que “a separação por partes é positiva, pois ameniza problemas e não deixa com que o trabalho atrapalhe o público”.

João Antônio Coitinho Júnior está há 24 anos estabelecido com loja de comércio de instrumentos musicais, cds e artigos relacionados a som. “Vejo com bons olhos o projeto. Tudo está correndo bem, dentro dos parâmetros estabelecidos entre as partes envolvidas. O trabalho de requalificação do Calçadão não reduziu o número de clientes. As pessoas aceitam a situação e sabem que é passageira. A iniciativa é positiva para a população e para os lojistas. Minha expectativa é das melhores”, afirma.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções