Diário da Manhã

quarta, 01 de maio de 2024

Notícias

Confiança dos empresários do comércio cai 6,9% em abril, aponta pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS

06 maio
16:58 2014

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC-RS) encerrou o mês de abril aos 116,5 pontos, uma queda de 6,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na mesma base de comparação, apresentaram recuo todos os indicadores que formam o estudo: condições atuais (-16,5%), expectativas (-4,7%) e investimentos (-1,2%).  O ICEC-RS é pesquisado pela CNC e divulgado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS).

Os números indicam que 2014 está sendo marcado pela retomada da tendência de redução moderada da confiança dos empresários do comércio, influenciada, de forma mais determinante, pela piora na percepção das condições atuais, já em campo pessimista. Em menor escala, o ICEC é influenciado negativamente pelas expectativas em relação ao futuro próximo. “A opinião dos empresários do comércio gaúcho em relação à economia vem sendo impactada por fatores como inflação relativamente elevada, ciclo de alta da taxa básica de juros, crescimento abaixo das expectativas e deterioração das finanças públicas”, destaca o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. Esses componentes já foram relatados em cenário apresentado no último mês.

O indicador de condições atuais (ICAEC), aos 87,0 pontos e queda de 16,5% sobre o mesmo período do ano passado, foi puxado pela percepção dos empresários quanto à economia brasileira, com queda de 25,6%. Em relação ao setor e à própria empresa, o recuo foi de 14,6% e 10,6%, respectivamente. “Mais uma vez, o quadro atual da inflação, os juros, o crescimento abaixo das expectativas e o cenário de deterioração da confiança na economia afetam a percepção do empresariado”, destacou De Marchi.

Com queda de 4,7% sobre abril de 2013 disseminada em todos os seus componentes, o indicador de expectativas quanto ao futuro (IEEC) atingiu 150,9 pontos. O desempenho segue as mesmas justificativas relatadas no ICAEC, mas puxado, principalmente,  pela percepção em relação à economia brasileira, cujo índice está 7,3% abaixo do verificado no mesmo período do ano passado. “Apesar da queda, o patamar do indicador de expectativas continua denotando otimismo dos empresários quanto ao futuro, especialmente no que diz respeito à situação da própria empresa”, afirma Zildo De Marchi.

O indicador referente aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) registrou queda de 1,2% na comparação com abril de 2013, atingindo neste ano 111,5 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve recuo relativo ao nível de investimentos em geral das empresas (-4,6%), dando continuidade a quedas recorrentes nos últimos meses, mas com leves aumentos pontuais.

Comentários ()

Seções