Congresso Brasileiro de Agronomia segue até sexta-feira em Pelotas
Evento retornou ao Estado após 14 anos e ocorre pela primeira vez na Zona Sul, reunindo pesquisadores, profissionais da área e estudantes
Desde a última terça-feira (12), Pelotas é o ponto de encontro para Engenheiros Agrônomos e estudantes de Agronomia de todo o Brasil que se reunem para a 33ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA 2023). O evento é realizado dentro do parque de exposições da Associação Rural de Pelotas (ARP) e se estende até sexta-feira (15), com programação que inclui cursos, palestras, painéis temáticos, exposições de trabalhos acadêmicos, além de apresentação e rodada de negócios voltados a startups ligadas ao setor do agronegócio.
Promovido pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) e Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), o CBA 2023 é realizado pela terceira vez no Estado, retornando após 14 anos da última edição em território gaúcho e, pela primeira vez, o Congresso ocorre na Zona Sul do Estado.
De acordo com o presidente da SARGS, Leonardo Gonçalves Cera, a escolha por Pelotas como sede tem como um dos principais motivos o fato do município e da região serem referência no setor. “Há também duplo simbolismo. Primeiro porque Pelotas tem uma das duas faculdades de Agronomia mais antigas do Brasil e a que funciona há mais tempo ininterruptamente, que é a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), que está completnado 140 anos. E este é também o ano do centenário da SARGS, a federação que reune todas as associações profissionais de Agronomia do Estado. Será uma oportunidade única de reunir pesquisadores, estudantes e todos que se envolvem com o setor para a troca de conhecimento”, define.
Voltado a este público específico, o Congresso conta com participantes de todo o País, e também de países vizinhos como Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolivía, Peru e Colombia, que discutem o futuro da atividade abordando temas que incluem produção animal, vegetal, economia, infraestrutura, engenharia, inovação e meio ambiente, dentre outros.
Conforme os organizadores, é esperada a participação de 800 profissionais Engenheiros(as) Agrônomos(as) e 250 acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação na área da Agronomia, alguns deles apresentarão os 210 trabalhos aprovados entre quarta e quinta-feira (13 e 14).
Mérito Agronômico
Durante a cerimônia de abertura oficial do Congresso, na noite de terça-feira, foi entregue pela CONFAEAB a Comenda do Mérito Agronômico Brasileiro 2023 a três personalidades reconhecidas por suas atuações profissionais e contribuições com a classe agronomica. Os homenageados são Emílio Elias Mouchrek, da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (SMEA) e do Conselho Técnico-Científico da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig); Raul Zucatto, ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE); e o pelotense Moacir Cardoso Elias, professor da Faem, doutor em Agronomia, mestre em Tecnologia de Alimentos, ex-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas, e atual diretor de Política Profissional da SARGS, ex-conselheiro titular da Câmara de Agronomia do Crea-RS, presidente da Academia Pelotense de Letras.
O presidente da Confaeab, Kléber Souza dos Santos, ressalta a importância da deferência, que os homenageia entre os mais de 150 mil engenheiros agrônomos do país. “São pessoas que simbolizam os valores da categoria agronômica e que construíram sua carreira dando relevantes contribuições ao segmento”, destaca.
A abertura também teve uma homenagem à Associação Rural de Pelotas pelos 125 anos de vinculação da entidade com a Agronomia. A solenidade contou com a presença do presidente da Associação Pan-Americana de Engenheiros Agrônomos (APIA), Octavio Pérez Pardo, e dos presidentes da CONFAEAB, Kleber Souza dos Santos, e da SARGS, Leonardo Gonçalves Cera.
Agrotech
Dentro da programação do CBA 2023, é realizado o Agrotech, voltado à apresentação de inovações e tecnologias desenvolvidas por startups locais e de todo o Brasil para o setor do agronegócio. O evento terá também mesa-redonda e palestra voltada aos empreendedores. O destaque fica para um pitch para fomentar as empresas e conectar os projetos a fontes de financiamento. Haverá premiação simbólica para o primeiro lugar e troféu para os três pitchs melhor avaliados com base em nos critérios de grau de inovação, aplicabilidade, potencial de mercado, composição da equipe e qualidade da apresentação.
Serviço:
XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia – CBA 2023
De 12 a 14 de setembro, na Associação Rural de Pelotas
Programação: https://www.cba2023.agr.br/programacao_final.html