Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Congresso lança Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval

Congresso lança Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval
03 julho
16:45 2023

A cerimônia de lançamento da Frente, presidida pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), será realizada na terça-feira, 4 de julho, às 18 horas, na Câmara dos Deputados

Deputado Alexandre Lindenmeyer – Foto Pablo Valadares

O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), em conjunto com outros deputados e senadores, lança nesta terça-feira, dia 4 de julho, na Câmara Federal, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira. O objetivo da Frente é propor e apoiar iniciativas públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e expansão do setor. Diversas lideranças políticas e representações ligadas ao tema estarão presentes para reforçar a importância da pauta na recuperação do desenvolvimento econômico e social do país.

“Acredito que o fortalecimento da indústria naval brasileira deve estar no centro de uma política de reindustrialização do Brasil, fundamental para o reposicionamento da nação na nova ordem econômica mundial”, ressalta Lindenmeyer.

APOIO DO GOVERNO FEDERAL

A retomada da indústria naval foi anunciada pelo presidente Lula nos primeiros meses de 2023. Os presidentes da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Transpetro, Sérgio Bacci, estiveram recentemente na cidade do Rio Grande para conferir as potencialidades da estrutura que lá existe e que já produziu diversas embarcações e plataformas durante os governos Lula e Dilma.

Com a frente parlamentar, o deputado Lindenmeyer, que é ex-prefeito do município, quer envolver no debate os diversos segmentos empresariais, de trabalhadores, universidades e o setor público. “É uma frente parlamentar para beneficiar todo o país, gerando desenvolvimento, emprego e renda para brasileiros e brasileiras”, diz ele. A iniciativa tem o apoio de diversas instituições ligadas à pauta, entre elas o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).

RETOMADA DA ECONOMIA

Lindenmeyer explica que o investimento na indústria naval já provou ser uma alternativa positiva para o país. Entre 2005 e 2018, foram erguidas mais de 350 embarcações e plataformas. Esses investimentos desenvolveram uma cadeia produtiva que envolveu setores como o siderúrgico, elétrico-eletrônico, madeireiro e mobiliário, químico, de transporte, maquinários, geração de energia e serviços. Os empregos no setor cresceram de 1.900, no ano 2000, para mais de 80 mil até 2014.  “A indústria naval, por tudo isso, é estratégica para o Brasil. Sua potencialidade para gerar empregos, ampliar a renda das famílias e alavancar o desenvolvimento socioeconômico é imensa, e a Frente Parlamentar estará a serviço desse objetivo”, conclui o parlamentar.

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira está confirmado para o dia 4 de julho, terça-feira, às 18 horas, no plenário 1 (Djalma Marinho), no anexo II da Câmara dos Deputados.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções