Convênio com o Grupo Hospitalar Conceição para gestão do HPS é assinado
Acordo de cooperação técnica e plano de trabalho entre GHC e Prefeitura formaliza a parceria já em andamento para colocar o novo Hospital de Pronto Socorro em operação
Mais um passo foi dado na direção de tornar realidade o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Pelotas. E dos mais importantes. Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Fernando Marroni assinou em Porto Alegre o convênio que formaliza a parceria já em andamento entre a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Grupo Hospitalar Conceição, principal indutor e organizador do Sistema Único de Saúde (SUS) na região sul do Brasil. A celebração do acordo de cooperação técnica e do plano de trabalho entre as partes formaliza a gestão do GHC para o início dos trabalhos no HPS bem como a administração do hospital – cujas operações têm início previsto para junho. O documento também foi firmado pelo presidente do Grupo, Gilberto Barichello. A secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, e a chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha (Saúde), Eliane Aparecida da Cruz, acompanharam a solenidade.
“Só temos a agradecer ao GHC e ao Ministério da Saúde, ao ministro Padilha e principalmente ao presidente Lula, que tem a sensibilidade de fortalecer o SUS para que a gente possa oferecer saúde pÚblica, gratuita e de qualidade a todos, o Hospital de Pronto Socorro é uma conquista de Pelotas e da nossa região, mas também do presidente Lula, do ministro Padilha e do GHC”
Com 121 leitos clínicos, 20 para UTI e cinco salas cirúrgicas para atender Pelotas e outros 22 municípios da região, o HPS se encontra na reta final das obras físicas, com início das operações previsto para daqui a dois meses. Ao mesmo tempo, numa ação conduzida pelas equipes do GHC, a unidade de saúde que passará a atender os casos de urgência e emergência no município já já dispõe para instalação de aparelhos como tomógrafo, autoclaves, duas termodesinfectoras e um raio x digital fixo. Paralelamente, arquitetos do Grupo estão fazendo o dimensionamento de mobiliário sob medida para a farmácia central e farmácias satélites do Hospital de Pronto Socorro, para os postos de enfermagem, almoxarifado e áreas de recepção.
“Aqui estamos formalizando essa união de esforços que envolve o Grupo Hospitalar Conceição e a Prefeitura de Pelotas, mas nossa parceria já começou para atender toda uma região que precisa desse atendimento, estamos disponibilizando nossa expertise e capacidade técnica e operacional para que a população de Pelotas e toda a fronteira Sul tenha um atendimento digno através desse Pronto Socorro, que será capaz de absorver as demandas de 23 municípios e milhares de pessoas”, afirmou o presidente do GHC, Gilberto Barichello.
O anúncio de que a gestão do HPS será assumida pelo GHC ocorreu no fim do ano passado, em dezembro, durante uma agenda do ministro Alexandre Padilha, em Porto Alegre. Desde então teve início o trabalho preparatório entre o Grupo e a Prefeitura com vistas a colocar o HPS em operação. Para a titular da SMS, a formalização da parceria no ato da manhã desta sexta-feira em Porto Alegre representa uma vitória da gestão municipal: “Teremos equipe com muita experiência em gestão hospitalar, 100% SUS , experiência com hospitais de emergência, com porta aberta 24 horas e articulado com toda rede de saúde”, justifica. De acordo com Ângela, a presença do GHC no município se reflete no mercado dos profissionais de saúde de Pelotas e região pela expertise e credibilidade reconhecidas do Grupo. “Há uma crescente manifestação de contentamento com o Grupo Hospitalar Conceição na coordenação do processo de implantação do HPS de Pelotas.”
Atendimentos
Além de todo o trabalho preparatório para colocar o HPS em funcionamento, o acordo propõe a criação de uma fundação de direito privado – Fundação Pública Municipal – para fazer a gestão administrativa dos atuais 348 servidores vinculados ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP). Paralelamente, o GHC deverá recorrer à contratações emergenciais – alternativa considerada mais ágil para ampliar a equipe a fim de dar conta das demandas do Hospital. Em um segundo momento, a tendência é de que sejam abertos concursos públicos.







