Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

“Conversas do Dia do Patrimônio” começam na próxima quarta-feira

07 maio
15:26 2014

Em agosto, quando será comemorado o Dia do Patrimônio, em Pelotas, os prédios históricos – públicos e privados – estarão de portas abertas para receber pelotenses e turistas, com apresentações culturais e diversas atividades para exaltar o patrimônio material e imaterial do Município, durante um fim de semana. Neste ano o tema escolhido pela Secretaria de Cultura (Secult) foi a “Herança Cultural Africana”, para celebrar a diversidade cultural da cidade, com o foco no patrimônio afropelotense.

A antropóloga Marília Floôr Kosby irá participar da primeira edição do evento

A antropóloga Marília Floôr Kosby irá participar da primeira edição do evento

O evento será em agosto. No entanto, como há uma máxima popular que diz que o melhor da festa é esperar por ela, a preparação já começou. A partir da próxima semana começam as “Conversas do Dia do Patrimônio – edição 2014”, abertas a todos os interessados. A primeira conversa será quarta-feira (14/5/2014), às 17h, no Casarão 6, com a antropóloga Marília Floôr Kosby. Os temas serão religiões de matriz africana; participação negra na tradição doceira; negros e gaúchos; e famílias negras.

Perfil de Marília – Marília é antropóloga, mestre em ciências sociais, e doutoranda em antropologia social pela UFRGS. Atualmente atua como pesquisadora do grupo de estudos etnográficos urbanos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ela foi também professora colaboradora da disciplina de antropologia das religiões afro-brasileiras, no curso de turismo da UFPel. É autora do livro “Os Baobás do Fim do Mundo – Trechos líricos de uma etnografia com religiões de matriz africana no sul do RS”, publicado em 2011. Além de ter participado de diversos outros trabalhos nas linhas de patrimônio cultural e etnografias afro-brasileiras, entre eles integrou a equipe de pesquisadores do Inventário Nacional de Referências Culturais – Região Doceira de Pelotas (Unesco, IPHAN, Secult Pelotas e UFPel).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções