Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Corpus Christi marca a gratidão à solidariedade na crise climática

Corpus Christi marca a gratidão à solidariedade na crise climática
31 maio
09:02 2024

Arcebispo Dom Jacinto Bergmann conduziu as celebrações

As festividades do dia de Corpus Christi, na tarde desta quinta-feira (30), voltaram-se ao agradecimento da Igreja, dos fiéis e da sociedade, por todas as forças e frentes de solidariedade que se levantaram para estender a mão aos gaúchos e pelotenses durante a crise climática.

A missa foi oficiada pelo arcebispo dom Jacinto Bergmann, que destacou um de seus princípios – “Fazer muito é bom. Fazer muito e bem é melhor. Fazer juntos é divino”. Com base nessas assertivas, o religioso agradeceu a Deus e ainda destacou o desempenho da prefeita Paula, “que articulou e articula todas as forças no momento de crise e está vestindo o jaleco da Defesa Civil, a meu pedido”, evidenciando a parte do Fazer Juntos é Divino.

Tapetes ornamentais

Tradicionalmente, no dia de Corpus Christi, comunidades confeccionam tapetes ornamentais de serragem ao longo do leito de vias públicas, com motivos que reafirmam a fé cristã e remontam a passagem bíblica que reporta a entrada de Cristo em Jerusalém. Neste ano, devido à tragédia climática que assola o território gaúcho, a comunidade simbolizou tapetes vivos em homenagem e gratidão à solidariedade.

Fiéis, em oração, agradecem pela solidariedade dedicada a Pelotas e ao Estado – Foto: Gustavo Vara

O largo da frente da Catedral contou com o público organizado em espaços destinados a grupos formados pelas representações civis, militares e educacionais, pelas paróquias, por jovens, por pastorais e movimentos e por crianças.

Depois da missa, o Cristo Eucarístico foi conduzido em procissão da Catedral à praça Coronel Pedro Osório, pela rua Padre Anchieta. No percurso, acompanhado por centenas de fiéis, pela prefeita e representantes das instituições e forças, houve quatro paradas – cada uma em nome de regiões de cidades fortemente atingidas pela catástrofe climática.

Na chegada à praça Coronel Pedro Osório, onde estava montado um altar para a bênção de Corpus Christi, foi cantado o hino rio-grandense em forma de oração, com acompanhamento da banda do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.

A prefeita Paula Mascarenhas participou da missa ao ar livre, na frente da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, da procissão e da bênção.

“Rezei e agradeci pela força que tive, pela colaboração que recebi, pela torcida, união e voluntariado nas atividades de prevenção, resgates, acolhimento e ajuda à população atingida pela enchente. Saio mais forte deste dia”, afirmou a prefeita Paula, no final da programação católica.

Participaram das celebrações o pároco da Catedral, padre Wilson Fernandes, diversos sacerdotes da Arquidiocese de Pelotas, o coordenador regional da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Márcio Facin, os reitores da UCPel e do IFSul, respectivamente José Carlos Bachettini Júnior e Flávio Nunes, o comandante da Guarda Municipal, Iuri Lisboa, os representante do Comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado e da 8º Brigada de Infantaria Motorizada.

 

Fotos: Gustavo Vara

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções