Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

CPI DA SAÚDE – Relatório sugere indiciamentos de gestores

CPI DA SAÚDE – Relatório sugere indiciamentos de gestores
20 setembro
00:02 2013

Secretária Arita Bergmann, ex-secretário Francisco Izaias, e ex-prefeito Fette Júnior, dentre outros servidores da Secretaria, são apontados pela Comissão por má gestão do dinheiro público.  

Cerca de duzentas páginas, fruto de 177 dias de trabalho. Com indicativos de indiciamentos de gestores, da atual e ex-administração municipal. É o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) da Saúde, da Câmara Municipal de Pelotas, “comentado” com a imprensa, ontem, antes da sua apreciação pelo plenário do Legislativo pelotense. Dentre os gestores “top”, apontados, os quais a CPI sugere indiciamentos, segundo o relator, vereador Ricardo Santos(PDT) constam o ex-prefeito, Fetter Júnior, o ex e a atual secretária de Saúde, respectivamente Francisco Izaías e Arita Bergmann, além de alguns superintendentes, chefes de serviços ligados à Secretaria Municipal de Saúde e prestadores de serviços à Secretaria.

RELATOR, Ricardo Santos, comentou o relatório antes de o mesmo ir à discussão no Plenário FOTO: Alisson Assumpção/DM

RELATOR, Ricardo Santos, comentou o relatório antes de o mesmo ir à discussão no Plenário
FOTO: Alisson Assumpção/DM

Após discorrer sobre as investigações, análises de contratos, principalmente na contratação da empresa GSH e Software AGHOS para o sistema que regula a saúde no Município – com altos valores e zero de praticidade nos serviços – Ricardo Santos não pensou muito para definir as “transações” como fraudulentas e colocar a secretária Arita Bergmann como envolvida na fraude. E isso, segundo o parlamentar, não é novo, da atual gestão, haja vista que a secretária está no comando da Pasta da Saúde em Pelotas há 2,5 anos.

“O relatório da CPI está sugerindo o indiciamento e pedindo a punição dos gestores responsáveis e seus assessores pelo mau emprego do dinheiro público”,  apontou o relator da CPI.

Ainda de acordo com Ricardo e com o presidente da Comissão, vereador Marcos Ferreira(PT), a CPI vai ajudar a corrigir muitos e graves erros na gestão da saúde em Pelotas. No inicio da noite dessa quinta-feira, o plenário do Legislativo recebeu os parlamentares de todos os partidos com representação na Casa para a leitura, discussão e votação do relatório que, se aprovado, será encaminhado ao Ministério Público para os encaminhamentos e indiciamentos sugeridos pelos vereadores membros da Comissão.

Além do “esquema” do Software, também foi comentado pelo parlamentar questões como a entrega de obra não concluída, em uma Unidade Básica de Saúde(UBS), por empresa pertencente a familiares da secretária Arita Bergmann, sendo que mesmo a obra não tendo sido acabada, a empresa recebeu pelo serviço.

“Quando a CPI foi instalada, eu disse que havia muitas irregularidades na gestão da Saúde, em Pelotas, e a Comissão comprovou isso”, disse Santos. A mesa diretiva dos trabalhos da CPI teve como presidente o vereador Marcos Ferreira, o Marcola(PT); secretário, Antônio Peres(PSB) e relator, vereador Ricardo Santos(PDT).

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções