Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Crianças e gestantes são grupos menos imunizados contra a gripe

Crianças e gestantes são grupos menos imunizados contra a gripe
12 junho
08:02 2018

A baixa procura do público-alvo preocupa as equipes da Secretaria de Saúde

Em reunião na tarde desta segunda-feira (11), equipes da Secretaria de Saúde (SMS) avaliaram a recomendação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que ampliou os grupos de risco da 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, incluindo crianças menores de 10 anos e adultos a partir dos 50 anos. Essa etapa de imunização segue até o dia 15 de junho.

Em Pelotas, a baixa procura de gestantes e crianças com menos de 5 anos pela vacina preocupa a SMS, que atua no sentido de conscientizar para a necessidade de imunização, além de atender a solicitação estadual.

Baixa procura

No último levantamento realizado pela SMS, apenas 36% das crianças menores de 5 anos haviam sido levadas por seus pais para serem imunizadas. As gestantes também não têm comparecido até as unidades de saúde; representam apenas 43% dos imunizados. Os números não são favoráveis, pois os grupos de risco ficam suscetíveis a complicações, internações e mortalidade, decorrentes da ação dos vírus. Até o início de junho, 65% das mortes causadas pela Influenza no Brasil foram por meio do vírus H1N1.

Segundo informa a diretora de Ações em Saúde da SMS, Eliédes Ribeiro, os demais grupos atendidos – pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, apenados e trabalhadores do Sistema Prisional – passaram a marca de 50% de vacinados. Porém, os índices ainda preocupam, visto que em anos anteriores a meta de vacinar 90% do público-alvo da foi atingida.

Onde procurar a vacina

  • Centro de Especialidades – Rua Voluntários da Pátria, 1428
  • Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros

Imunização contra três vírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a aplicação da vacina Trivalente (fragmentada e inativada), nas ações de vacinação realizadas no hemisfério sul, em 2018. Em cada dose da vacina Influenza, encontra-se:

  • A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09
  • A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2)
  • B/Phuket/3073/2013

Contraindicação

A dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia comprovada às proteínas do ovo de galinha e seus derivados.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções