Diário da Manhã

domingo, 22 de dezembro de 2024

Notícias

Crianças visitam obra de restauro da Igreja do Porto

Crianças visitam obra de restauro da Igreja do Porto
26 junho
11:13 2024

Ação de educação patrimonial proporciona que estudantes conheçam detalhes da história do templo e do trabalho de recuperação da estrutura

Com engenheiros e operários atuando desde desde janeiro no processo de restauração da cobertura, a Igreja Sagrado Coração de Jesus teve nesta terça (25) uma movimentação diferente. Cerca de 40 estudantes do sexto ano do Colégio São José viveram a experiência de conhecer detalhes sobre o trabalho que está garantindo segurança estrutural ao templo e devolvendo características construtivas originais modificadas ao longo dos anos.

A visita das crianças à Igreja do Porto – como é popularmente conhecida – faz parte do processo de educação patrimonial que integra o projeto de recuperação do telhado, executado pela Perene Patrimônio Cultural sob coordenação da arquiteta Simone Neutzling. Além da obra em si, as ações envolvem atividades culturais capazes de resgatar e ressaltar a importância do patrimônio para as comunidades vizinhas e a história de Pelotas. Criada em 1912, a igreja foi inaugurada em 1916 e tornou-se um importante marco urbanístico e cultural da cidade próximo à região portuária.

Dentre os alunos que participaram da visita estava Rafaela Rodrigues, que conhecia a Igreja do Porto somente através de fotos. Ao lado de professores, ouviu atentamente sobre a história e curiosidades do prédio, que esteve sob risco depois de atingido por um ciclone-bomba em 2020. Ela se impressionou com o cuidado no restauro. “Achei essa visita muito legal, ver a parte de dentro, com o altar forrado. É bom conhecer o patrimônio e a história da cidade, a gente conhece ela melhor.”

Mais do que observar como é feito o novo telhado e resgatadas características originais, Rafaela e os colegas também tiveram a oportunidade de ouvir relatos de quem vive o dia a dia da paróquia. Como Ana Luiza Bergmann Araújo, paroquiana desde 1978. Com vínculo forte com a igreja onde viu seus filhos serem batizados e casarem, disse estar emocionada em poder conversar com as crianças. “Acho lindo esse projeto porque a gente conhece pouco a história. No momento em que começamos a ver essas coisas a gente entende melhor e vê como é importante restaurar para conservar a história”, resume.

Educar para preservar

Responsável pelo trabalho de educação patrimonial que vem sendo executado, Liza Bilhalva afirma que o contato direto dos estudantes com o patrimônio e as ações de restauro é fundamental para projetar nas novas gerações uma visão de cuidado e preservação dos bens e da história para o futuro.

“Esse trabalho é muito especial porque vamos observando em cada criança o despertar para a valorização dos patrimônios da nossa cidade conhecendo por dentro, entrando em relação com os bens e pessoas evolvidas, com suas histórias no passado, mas também no presente”, explica a educadora.

Projeto e investimento

Executado pela Perene Patrimônio Cultural, o restauro da cobertura da Igreja Sagrado Coração de Jesus devolverá ao prédio um telhado a partir da retomada do método construtivo original, já que o atual, descaracterizado, sofreu danos em 2020, causando impactos também na estrutura de sustentação.

O orçamento da intervenção é de R$ 1,5 milhão, viabilizado através do apoio do Ministério Público do Estado (MPRS), patrocínio master da CMPC e patrocínios da Polisul Cerealista, Decorreias, Pra Casa Lorenzet e Arroz Brejeiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC).

 

Fotos: Carlos Queiroz – QZ7Filmes

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções