Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

DANDÔ CIRCUITO DE MÚSICA: Raízes, chão, vales e céu na música de Taynara

03 dezembro
17:55 2014

Amanhã (5/12) às 20h15min na sede da Adufpel – rua Major Cícero 101 -, arte musical do mineiro Marcelo Taynara.

Por Carlos Cogoy

Músico mineiro Marcelo Taynara já gravou seis discos CRÉDITO: FOTOS: Divulgação

Músico mineiro Marcelo Taynara já gravou seis discos
CRÉDITO:
FOTOS: Divulgação

Som rural, telúrico mas aberto a belos horizontes. Música enraizada nas minas, mas fraseando com tonalidades gerais. Som de bichos e rios e montanhas e vales, seres e lugares que ressurgem e revivem na voz do negro que canta sua história de chão e céu. Tá na veia tá na palma tá no coro infantil tá no tambor. Taynara Conceição das Alagoas, Taynara no palco do coração mineiro. Ao violão, gemidos ancestrais, nos acordes o brinquedo de amar. Cantos e congos arrastando sandálias no chão batido. E Marcelo canta a vida num circuito de abraços atemporais. E a música recende beleza, numa fonte autêntica de fé na cultura sofisticadamente popular. Chega de longe mas sempre esteve perto, chega no peito essa palavra cantada em versos brincantes. Arte de roda, circular, música pra sorrir e aplaudir. E sexta haverá oportunidade de assistir ao show de Marcelo Taynara. O mineiro será a atração, etapa dezembro, do Dandô Circuito de Música Dércio Marques em Pelotas. Apresentação 20h15min na sede da ADUFPel-SSind, numa promoção que tem como anfitrião o grupo Bairro Sur. Apoiadores: Sindicato da Alimentação; Adufpel; Sindicato dos Bancários; SIMP; ECO Restaurante e Café; Rádio COM 104.5. INGRESSOS a R$20,00 sendo R$10,00 para estudantes, professores, aposentados e acompanhantes de pessoas com necessidades especiais.

Marcelo e Dércio Marques

Marcelo e Dércio Marques

TRAJETÓRIA   Natural de Conceição das Alagoas em Minas Gerais, compositor, arranjador, intérprete e instrumentista Marcelo Taynara, aos dez anos começou a tocar instrumentos. Baterista e cantor de grupos de baile, viajou pelo País e América.  Em 1989 mudou-se para Uberaba, dedicando-se a tocar em bares e também gravações. O primeiro CD “A cor de Minas” é de 2000. Ano seguinte surgiria o segundo “Sete colinas”, parceria com violonista Sérgio Ramos, e apresentando o aprendizado em laboratórios de percussão. Radicado em Belo Horizonte, onde residiu por cinco anos, presença em inúmeros projetos e shows. Em destaque, parcerias com Dércio Marques – homenageado no circuito de música -, Daniela Lasalvia e Katya Teixeira. Na peça “Natividade” da trupe Fábrica de Sonhos, atuação como cantor e ator. Em 2005, terceiro disco “Pilão marcado”, com participações de Saulo Laranjeira, Paulinho Pedra Azul, Emilio Victtor, Dércio Marques, Denilson Mabuzzy, Leo Diniz. Destaque ao guitarrista Ralph Pritikin Warren. Retorno a Uberaba em 2008, onde gravou o quarto disco “Pilão marcado ao vivo”. Em 2009, foi o personagem Sertão no filme “Entidades” do diretor Fábio Ramalho. Taynara é autor do argumento do documentário “Os tambores de treze de maio”. E algumas de suas músicas estão na trilha do documentário “Vila dos Operários”, filme premiado de Michelle Parron e Marília Cândido. Em 2012 lançou o primeiro DVD “Cantos e congos”. O quinto disco é de 2014 “Pretinha”. E neste ano também está divulgando o segundo DVD “Pilão marcado”. Já está chegando o sexto disco “Marcelo Taynara e banda outubro ao vivo na praça da concha acústica”, gravado em Uberaba.

ARTE – O músico acrescenta sobre sua arte: “Minhas composições trazem os elementos da descendência negra e indígena, a influência do clube da esquina, do Congado e as diversas tendências da música contemporânea. As raízes estão representadas também em imitações, com efeitos vocais de pássaros, cachoeiras, bichos silvestres e outros sons da natureza e de percussão, o que se tornou uma marca peculiar do trabalho. As músicas são simples, ternas e cuidadosamente elaboradas, ressaltando a pureza das intenções e a urgência de se adotar o sentimento como bússola da vida”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções